mnagano.com

bits, bytes e bravata!

Review: Positivo DigiTV HD

digitv_intro.jpg

Pois bem, chegou a minha vez de explorar o admirável mundo novo da TV Digital com a análise do DigiTV HD, o conversor de TV digital da Positivo Informática.

A grande diferença em relação ao modelo “não HD” — voltado para TVs convencionais de 480 linhas — é que este já vem com uma porta HDMI, o que permite ligá-lo em TVs LCD e de Plasma já preparadas para HDTV (HDTV Ready) nos modos SD (480i), ED (480p) e HD (1080i). Mesmo assim, esse equipamento também dispõe de uma saída de vídeo composto e RF (nos canais 3 ou 4) compatibilizando-o com as TVs convencionais mais antigas.

A filosofia do DigiTV parece resumir-se a uma única palavra: simplicidade. Pouco maior que uma caixa de sapatos (18 x 6 x 26 cm — LAP) e 1,2 kg de peso, o conversor da Positivo possui apenas dois controles no seu gabinete: um botão central que liga o dispositivo, cercado por um anel iluminado que também troca os canais.

digitv_remoto.JPGSeu controle remoto é dono de um layout bastante convencional e intuitivo. Seus comandos estão em português e possui algumas teclas que, segundo o manual, ainda não possuem função definida, mas que podem ser aproveitados no futuro à medida que novos recursos forem adicionados ao firmware do produto. Ele funciona com duas pilhas pequenas do tipo AA.

Esse por sinal, foi uma coisa que me chamou a atenção nesse primeiro contato: que a nossa tecnologia de TV digital ainda está num processo de evolução e amadurecimento, de modo que o produto da Positivo está preparado para receber tais mudanças (mais sobre isso adiante).


digitv_back.JPGNa parte de trás localizam-se todas as entradas e saídas do equipamento, onde podemos ver as entradas para antena digital (UHF) e analógica (VHF) o seletor de canal de saída por RF (canal 3 ou 4), a saída de vídeo analógico + som estéreo, a porta USB e HDMI. Todas conexões bem conhecidas por qualquer um que tem — ou já teve — um videogame ou videocassete ligados na TV, de modo que o processo de instalação em si não é algo muito complicado.digitv_inside.JPG Analisando o interior do DigiTV, pude notar que o conversor em si é bastante simples, formado pela fonte de alimentação e uma placa de circuito dominado pelo chip STi 7100, um decodificador para H.264/AVC e MPEG-2 formado por três processadores, um ST40 RISC de 266 MHZ e dois ST231 de 400 MHz para decodificação de áudio e vídeo. Mais detalhes aqui.

O sistema ainda conta com 128 MB de RAM DDR, 16 MB de memória Flash e 64 KB de memória EEPROM que abriga o software baseado em Linux. Sua fonte de alimentação interna é do tipo bivolt automático e o consumo máximo de energia fica em 20 watts. A simplicidade do circuito nos faz entender por que o ministro das Comunicações (e ex-jornalista) Hélio Costa anda meio injuriado com os fabricantes locais, por causa do atual preço cobrado por esses conversores. E olhe que os modelos da Positivo estão entre os mais em conta do mercado.

Botando pra funcionar:

digitv_selo.jpgÉ importante observar que, para receber o sinal de TV digital, é interessante — para não dizer obrigatório — que o usuário instale uma boa antena interna ou externa capaz de receber sinais em UHF, o que não é o mesmo que a versão VHF ainda comuns nas grandes cidades.

Já ouvi relatos de experiências bem-sucedidas de recepção com antenas internas, mas como morador de São Bernardo numa região rodeada por morros, eu decidi chutar o balde e subi no teto para levantar uma antena UHF a seis metros acima do prédio, um esporte meio esquecido nesses tempos TV a cabo e antenas parabólicas.

digitv_antena.JPGO que posso passar desta experiência é que, como as antenas VHF, é necessário alinhá-la para o lado da fonte do sinal, que no meu caso (e talvez de todo mundo na Grande São Paulo) é na direção da avenida Paulista, acompanhado da boa e velha prática de virar a antena “um pouco pra cá, um pouco pra lá” até chegar na melhor posição. Prova que mesmo com toda a evolução da tecnologia, algumas coisas nunca mudam. ;^)

Ligando o cabo da antena no conversor e este na TV (via HDMI), basta ligar o aparelho na tomada, que o DigiTV inicializa o sistema e automaticamente começa a procurar pelos canais disponíveis. Um processo que pode demorar alguns minutos, mas que no final do processo — se tudo acontecer de acordo com o esperado — o sistema informa quais estações foram localizadas e já sintoniza no primeiro deles.

A partir disso, o DigiTV está pronto para ser usado e sua operação se resume a controlar o volume e trocar os canais, de preferência pelo controle remoto.

digitv_bios.JPGSe por um motivo ou outro o equipamento travar e for necessário reinicializar o conversor, basta desligá-lo da tomada, esperar uns 15 segundos e religá-lo. Sua memória de trabalho será limpa e o processo de procura de canais será feito novamente. Esse procedimento também pode ser utilizado para atualizar seu software interno. Para isso, basta que o usuário baixe a última versão do firmware no site da Positivo (na forma de um arquivo) e copiá-lo para um memory key USB. Feito isso, é necessário desligar o DigiTV da tomada, inserir o memory key na porta USB do produto e religá-lo. Assim, o DigiTV localiza e identifica o novo arquivo e atualiza automaticamente o sistema.

Esse negócio de simplicidade também tem seus revezes. Por exemplo, no processo de identificação dos canais, o DigiTV mostra todos os canais que ele encontrou, incluindo os canais de 1-seg, mais voltados para dispositivos móveis e que não vejo muito sentido em assistir numa tela grande devido à sua baixa resolução. O problema é que não existem meios de “desprogramar” esses canais idesejados, o que é simples de ser feito em qualquer TV convencional.

Do mesmo modo, também não é possível incluir novos canais, a não ser reativando o modo de varredura e localização automática de canais. Como no sistema de transmissão digital não tem meio termo — ou a imagem chega boa ou não chega nada — a definição de canais depende das condições de recepção do sinal no momento da varredura. Isso faz com que algumas estações apareçam e até mesmo sumam da lista dependendo do bom ou mau humor do tempo ou do DigiTV. Uma estação memorizada que funciona perfeitamente pode simplesmente deixar de existir de um minuto para outro após uma segunda varredura.

Isso às vezes pode ser resolvido movimentando a antena. Mas o sinal digital não dá pistas de que uma estação começa (ou não) a ser captada. O procedimento de localização de todos os canais — subir no teto, ajustar a antena, descer do teto, reiniciar a varredura e rezar para que algum canal apareça e nenhum suma — pode ser um verdadeiro exercício de paciência sem garantias de uma solução duradoura, caso acabe a luz da casa. Toda a programação pode ir embora.

digitv_image.JPGComo era de se esperar, a qualidade de imagem da TV digital é limpa — sem nenhum chuvisco, sombra ou fantasminha — o que por si só já é um colírio para os olhos de alguns telespectadores, tanto que alguns confundem o sinal digital normal do modo de alta definição (mais usado em novelas, programas de TV/noticiários de geração local e filmes). Nesse último caso, padrão de formato da tela até muda para 16:9 (formado wide) enquanto que nos outros a transmissão ainda é feita em 4:3. Felizmente, o DigiTV é capaz de ajustar as imagens de acordo com o tipo de TV inserindo, quando necessário, as notórias faixas negras (somente no modo de vídeo composto). Também é possível bloquear o conteúdo recebido por faixa etária (10,12, 14, 16 e 18 anos).

Como disse anteriormente, a implantação da TV digital do Brasil ainda está no início, de modo que ainda existe muita coisa a ser feita, ajustada e implementada. Por causa disso, aventurar-se no mundo da TV digital ainda pode ser ainda uma experiência cheia de surpresas, tanto no bom quanto no mau sentido.

Assim, a experiência com o DigiTV pode ser descrita como uma excursão na mata: você se prepara da melhor maneira possível e inicia a jornada com toda animação até afundar o pé no primeiro atoleiro de barro, dar de cara com um galho ou mesmo descer um barranco rolando, que nem o Sonic da Sega. Apesar disso, haverá momentos em que, ao chegar no topo de uma serra, na boca de uma gruta ou mesmo diante de uma queda d’água, o céu irá se abrir e tudo parecerá que valeu a pena. Posso dizer que a sensação é a mesma — pelo menos na parte da tela entrar no formato panorama (16:9) — ao ver pela primeira vez um filme em HDTV numa tela de alta resolução.

É meio complicado descrever isso em palavras, de modo que, talvez o melhor jeito de experimentar essa nova tecnologia, seja passar um pouco de óleo de peroba na sua cara (de pau), ir na casa daquele seu amigo geek ou early adopter e resgatar a antiga prática do “Televizinho”. Outra alternativa é ir numa loja de eletroeletrônicos e ver o sistema funcionando ao vivo.

E se você for mordido pelo bichinho do HDTV, meu alerta é que é que curtir TV digital ainda não é algo simples e pode ser que você nem consiga ver todos os seus canais favoritos. Assim, até que a tecnologia amadureça mais, minha sugestão é que o usuário mantenha seu sistema de recepção analógica, tirando proveito da TV digital mais em em ocasiões especiais, como na hora da novela ou nos filme do horário nobre.

Como dizem os marqueteiros: depois disso, você nunca irá ver TV do mesmo jeito.

Resumo: Positivo DigiTV HD
O que é isso? — Receptor de TV digital com suporte para TVs de alta definição (HDTV).
O que é legal? — Fácil instalação e uso. Firmware atualizável pelo usuário.
O que é imoral? — Sintonizador meio temperamental, você pega ou não pega um canal.
O que mais? — Pode ser usado em TVs convencionais. Excelente qualidade de imagem, principalmente em HDMI. Necessário uso de antena UHF.
Avaliação: 4,5.
Talvez você sinta falta de algum recurso e tenha até algumas dificuldades com o produto mas, no geral, ele cumpre o que promete. (Entenda nossa metodologia aqui).
Preço sugerido: R$ 799.
Onde encontrar: www.digitvpositivo.com.br

About these ads

14 janeiro, 2008 - Posted by | Hardware, Review, TV digital

42 Comentários »

  1. Apesar de ser da Positivo, o aparelho parece ser bom! O uso de um firmware baseado em Linux pode permitir que futuramente, possam-se fazer firmwares modificados com novos recursos, como o que você citou fazerem falta :)

    Comentário por Rafael | 14 janeiro, 2008 | Resposta

  2. “Para isso, basta que o usuário baixe a última versão do firmware no site da Positivo (na forma de um arquivo) e copiá-lo para um memory key USB. Feito isso, é necessário desligar o DigiTV da tomada, inserir o memory key na porta USB do produto e religá-lo. Assim, o DigiTV localiza e identifica o novo arquivo e atualiza automaticamente o sistema.”
    Esse arquivo (firmware)não existe no site (http://www.digitvpositivo.com.br/), por enquanto.

    Comentário por Danilo | 23 janeiro, 2008 | Resposta

  3. Comprei o meu no site Magazine Luiza por R$629,10 (boleto bancário com 10% de desconto)e ainda está à venda pelo mesmo preço.

    Comentário por Danilo | 23 janeiro, 2008 | Resposta

  4. Já está na hora, e diria além, até mesmo tarde, para a primeira atualização de firmware do DigiTV HD. O produto merece mais atenção dos desenvolvedores da Positivo… Caso contrário, sua fama será o contrário de seu nome: Negativo. Mais atenção CEOs da Positivo. O produto é bonito, parece bom e por isso precisa de mais carinho! Começou engatinhando e assim continua, mas já deveria andar e logo, correr!

    Comentário por Ornilo Costa Jr. | 23 janeiro, 2008 | Resposta

  5. Esse Receptor de TV digital funciona com um monitor que tenha HDMI, monitor que eu falo e o de PC.

    Comentário por charles | 30 janeiro, 2008 | Resposta

  6. Oi Charles,

    Se você estiver se referindo a um monitor LCD (e não um PC) com entrada HDMI — na teoria sim — apesar de que é bom você verificar se seu monitor é capaz de receber sinal de som pela entrada HDMI. Caso contrário, será necessário usar um segundo cabo de som estéreo (RCA padrão) o que não é algo complicado, já que o DigiTV dispõe dessa saída.

    Com relação ao firmware, tenho informações de que a primeira atualização liberada para o público (versão 1.5) estará disponível em breve no site da Positivo. Fiquem ligados.

    Comentário por mnagano | 30 janeiro, 2008 | Resposta

  7. Sem dúvida, Mnagano!

    Esta atualização de firmware deveria já ter vindo no lançamento do DigiTV, para que os consumidores não passassem por tantos aborrecimentos! Esperemos que a atulização venha a contento, sanando os dissabores no uso desse set-top box, tais como sintonia automática forçada (e nosso direito à sintonia manual?), canais de baixa resolução (argh!!!) e necessidade de desligar o aparelho para ressintonia (jurássico)! Coisinhas chatas, essas!

    Comentário por Ornilo Costa Jr. | 6 fevereiro, 2008 | Resposta

  8. Haja paciência!

    Estamos em 18 de fevereiro de 2008 e até agora nada de atulização de firmware do DigiTV. Acredito que, das duas, uma: programar tal atualização está muito difícil; ou a atualização ultrapassará todas as expectativas. O que posso dizer é que estas são muitooooo… grandes!

    Comentário por Ornilo Costa Jr. | 18 fevereiro, 2008 | Resposta

  9. Haja paciência mesmo.

    Só uma pergunta?
    Será que a Positivio sabe de todos esses bugs?

    Acho que deveríamos pressionar mais para que esta correção saia.

    Pagamos caro para ter uma porcaria que não funciona direito.
    Se não arrumarem isso merecem levar um processo por propaganda enganosa etc.

    Comentário por Damian | 26 fevereiro, 2008 | Resposta

  10. Ola, A Positivo sabe sim dos bugs, precisamos realmente que algo seja feito para que esse firmware saia logo pois em casa passo até nervoso, Band HDTV (sem som), Gazeta (sem som e a Positivo fala q a culpa é da Gazeta pois o sistema deles não esta de acordo com o sistema adotado no Brasil, eu acho q não pois é algum codec que não esta carregado no positivo). Apesar de ter de 92 a 96% nunca consigo sintonizar simultaneamente a Record e a Rede TV, ou uma ou outra, parece uma limitação de memória do aparelho, eu ja levei na assistência e pasmem, sabia mais q o técnico. VAMOS AGUARDAR o dito cuji

    Comentário por Luciano | 28 fevereiro, 2008 | Resposta

  11. Caro Damian,

    Pressionar mais como? Parece que os telefonemas com reclamações são inócuos como comprimidos de placebo! Nenhum retorno tentando dirimir a angústia dos clientes que compraram o DigiTV. Talvez o Procon ou o Idec possam ajudar, valerá a pena consultá-los ou seria mais uma dor de cabeça além da má capacidade de sintonizar desse set top box?
    Aproveito aqui para fazer um apelo aos diretores/técnicos da Positivo. Manifestem-se! Parem de se fingir de mortos! Será que nenhum de vocês consegue ser solidário com seus clientes?

    Comentário por Ornilo Costa Jr. | 28 fevereiro, 2008 | Resposta

  12. Calma pessoal,

    Estou mantendo contato com o pessoal da Positivo. Eles estão a par desses bugs e estão trabalhando na nova versão. Pelo que entendi, o problema é que o pessoal da engenharia não param de tentar melhorar o software de modo que a versão final (pública) nunca sai.

    Sou da opinião que eles deveriam soltar logo uma versão preliminar — mesmo que ainda com alguns bugs — para o pessoal vá se divertindo até que uma versão melhor saia mesmo que seja no dia seguinte.

    Se a Microsoft pode, por que eles não podem?

    Comentário por mnagano | 28 fevereiro, 2008 | Resposta

  13. Pessoal,

    Registrei os problemas do aparelho no site de suporte deles ontem e hoje recebi um e-mail de resposta (automática?), falando para levar o aparelho nas assistências técnicas para análise.

    Não vou perder meu tempo com isso.

    Vamos aguardar o “firmware”…

    Comentário por Damian | 29 fevereiro, 2008 | Resposta

  14. Paciência também se esgota, Mário Nagano! Será que estarei vivo no dia da Proclamação do Firmware? That is the question! Brincadeirinha…

    E, realmente, como diz Damian, é pura perda de tempo levar o aparelho a uma assistência técnica. Em contato telefônico com uma delas, acabei por esclarecer dúvidas, pasmem, do técnico que me atendeu! Pode isso? Não sei se é pra rir ou pra chorar!

    Comentário por Ornilo Costa Jr. | 29 fevereiro, 2008 | Resposta

  15. Caro Mario,

    Consegui elevar minha paciência à enésima potência. Foi simples: encostei meu DigiTV HD. Voltei à velha mas operante TV analógica.
    Apesar de preto, parece mesmo um elefante-branco o aparelho da Positivo… Espero que a empresa pelo menos se digne a informar os compradores do referido set-top box quando a esperada atualizização de firmware esteja disponível.
    De antemão, agradeço sua preocupação com esta questão… Vije, quanta rima!!!

    Comentário por Ornilo Costa Jr. | 13 março, 2008 | Resposta

  16. Creio que tomei a decisão certa: Devolvi o DigiTV HD da positivo e peguei meu dinheiro de volta… (Vou ter que me contentar com a TV a cabo msm).

    Até mais !!

    Comentário por Igor | 14 março, 2008 | Resposta

  17. Amigos que estão esperando pela nova firmware elas já existem mas somente é feita as atualizações em suas assistencias tecnica o meu aparelhoesta com a ver1.5.8 data 07/02/2008
    Foram resolvidos problemas como:
    Falta de som em alguns canais como Band, Cultura e Gazeta (positivo dizia que era problemas com as emissoras !!!mentira!!!)
    Deficiencia na procura de canais
    Canais com sua numeração correta e ordem Já que antes 4 pulava para 200 que era record que agora é 7
    Botão sap
    Botão grade de programaçao Mostra o nome do programa que está passando e sua classificação

    Minha avaliação
    Apesar de ter tidos muitos problemas com o digitv (troca de 2 placas mãe em menos de 1 mes) me parece que com essa atualização foramresolvidos alguns problemas o unico que notei continuar foi a incompatibilidade com contrles remotosde tvs e dvds
    !!!!!!!!Atencão!!!!!!!!!
    tecnicos da positivo estão orientados a dizer que problemas com o receptor é por causa de recepção e mau uso do consumidor veja videos que coloquei no youtube demonstrando defeitos e e a resolução dos defeitos
    http://br.youtube.com/watch?v=1nfMG8qBCfc&feature=related
    http://br.youtube.com/watch?v=S6wwF2Q9tfk

    Comentário por William | 17 março, 2008 | Resposta

  18. Pois é… isso já está merecendo uma ação no PROCON.

    Paciência tem limite.

    O meu já vai fazer uns 4 meses que comprei.

    Daqui a pouco já tá servindo o exército!

    Comentário por Damian | 17 março, 2008 | Resposta

  19. Caro William,

    Quando postei meu tópico o seu não constava ainda… delay na atualização do fórum.

    Finalmente alguma luz neste assunto, vi os vídeos e percebi que finalmente as coisas estão melhorando.

    Gostaria de saber se eles resolveram os problemas da sintonia manual e da sintonia “obrigatória” ao desligar o aparelho da energia e ligar novamente?

    Fiquei preocupado com o lance de trocar a placa mãe, o que aconteceu?
    Não uso o meu aparelho diariamente e posso ter problemas com isso depois do término da garantia.

    Obrigado

    Comentário por Damian | 18 março, 2008 | Resposta

  20. Oi, gente!

    Ainda continuo esperando o firmware… Tá difícil sair. Ou vão caprichar tanto que será um supra-sumo ou a competência dos desenvovedores é duvidosa! Com a palavra, o pessoal da Positivo. Xiii, parece que essa turma não quer nada com o batente! Até agora, ninguém de lá se manifestou!!!

    Comentário por Ornilo Costa Jr. | 27 março, 2008 | Resposta

  21. Mário Nagano e srs. leitores deste review,

    Enfim, posto uma boa notícia: saiu o firmware versão 1.6.1 em 8-4-2008. Possuo tal arquivo (ainda indisponível noa site da Positivo!) e me disponho a enviar por e-mail a quem se interessar. Posso ser contatado no gmail.com, como ornilojr

    O firmware corrigiu diversos bugs e o aparelho está digamos 90% operacional. Em casa, assisto com perfeição aos canais SBT, Globo, Record, RedeTV, Gazeta, Bandeirantes e MixTV. Só a Cultura não pega. Seu sinal deve ser muitíssimo fraco. Todos os canais são visíveis com os números corretos e sem passar pelos canais 1seg. quando da mudança seqüencial.

    O bug que resta: quando eventualmente na mudança de um canal para outro o sinal estiver fraco há a possibilidade remota de travamento. Já comuniquei tal gravame ao pessoal do suporte da empresa, com o qual tenho mantido constantes contatos. É isso aí!

    Comentário por Ornilo Costa Jr. | 10 abril, 2008 | Resposta

  22. O meu foi para duas assistências técnicas diferentes: na primeira, “arrumaram” na hora e na primeira vez que usei, travou e não inicializada mais.

    Na segunda assistência, permaneceu por mais de 40 dias, me disseram que a placa-mãe foi trocada, peguei de volta, funcionou alguns dias e ontem pifou novamente. Não inicializa, apenas a luz azul mais fraca acende.

    Meu firmware é antigo, se não me engano 1.4.x

    Será que com o firmware mais recente essa BOMBA vai finalmente funcionar?

    “Positivo” NUNCA MAIS!!!

    Comentário por Marcelo | 11 abril, 2008 | Resposta

  23. Olá Ornilo.

    Em qual site você pegou o firmware?
    Procurei no site da Positivo e no do DigiTV e não achei nada.

    Não sei porque estes miseráveis ficam retendo as atualizações.

    Obrigado.

    Comentário por Damian | 14 abril, 2008 | Resposta

  24. Achei o firmware para baixar:

    http://rapidshare.com/files/106784375/update_digitv_1.6.1_08042008.zip.html

    Comentário por Damian | 14 abril, 2008 | Resposta

  25. MINHAS SAUDAÇÕES A TODOS, ACABO DE COMPRAR UM CONVERSOR DigiTV PARA TV CONVENCIONAL, GOSTARIA DE SABER ,SE ESSA ATUALIZAÇÃO DE FIRMWARE A QUAL VOCÊS ESTÃO SE REFERINDO,SERVE APENAS PARA DO “DigiTV HD” OU PARA AMBOS?
    SENÃO ,VOCÊS PODEM ME INDICAR ONDE ENCONTRAR PARA O DigiTV?
    MUITO OBRIGADO E UM ABRAÇO À TODOS!!!!

    Comentário por EDMILSON | 14 abril, 2008 | Resposta

  26. ESSA ATUALIZAÇÃO É INSERIDA NO CONVERSOR ATRÁVES DE
    PEN DRIVE? DESCULPEM A IGNORÂNCIA É QUE O MEU DigiTV AINDA NÃO CHEGOU.
    OBRIGADO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Comentário por EDMILSON | 14 abril, 2008 | Resposta

  27. Opa.

    Atualizei o bendito firmware.
    Melhorou 1000 vezes a utilização do aparelho!
    Agora consigo sintonizar todos os canais com som e com a numeração correta.
    Apenas a Cultura que tem uma imagem zoada, cheia de “quadrados roxos” e a MixTV que trava a imagem.
    Acredito que isso se resolverá com o tempo.
    Até a busca de canais inicial ficou mais rápida.

    Pena que a Positivo sonega a informação dos seus clientes.
    Estes updates deveriam estar na página principal do seu site.
    Não seria vergonha alguma admitir que o produto ainda está em desenvolvimento.
    Muito melhor que obrigar o usuário a usar uma versão tosca de sintonizador.

    Comentário por Damian | 15 abril, 2008 | Resposta

  28. Verdade, Damian!

    Desculpe-me por não ter visto sua solicitação. Quem “subiu” o arquivo para o site “rapidshare” foi o participante do HT Forum de codinome jawm – prestou um grande serviço para a emancipação do DigiTV, “serviço básico” que a Positivo deveria fazer. A empresa tem mesmo pisado na bola! Fora os travamentos a que você se referiu, o set top agora tá quase show de bola! Um abraço e boa sintonia!

    Comentário por Ornilo Costa Jr. | 16 abril, 2008 | Resposta

  29. GOSTARIA DE SABER ,SE ESSA ATUALIZAÇÃO DE FIRMWARE A QUAL VOCÊS ESTÃO SE REFERINDO,SERVE APENAS PARA DO “DigiTV HD” OU PARA AMBOS?
    SENÃO ,VOCÊS PODEM ME INDICAR ONDE ENCONTRAR PARA O DigiTV?
    MUITO OBRIGADO E UM ABRAÇO À TODOS!!!!

    Comentário por EDMILSON | 16 abril, 2008 | Resposta

  30. Caro Edmilson,

    O firmware é para ambos. Pode baixar, descompactar e salvar num pen-drive. A seguir, as instruções fornecidas pela Positivo de como proceder essa atualização:

    ATUALIZAÇÃO DE SOFTWARE PARA O DIGITV

    As atualizações do software do DigiTV trazem melhorias das suas funcionalidades e devem ser feitas com cautela.
    Para realizar uma atualização com segurança, siga corretamente os passos abaixo:

    1. Verifique no menu de seu DigiTV a versão do software instalado, entrando em “Ajuda”, depois “Avisos” e depois em “Versão do software”.
    2. Caso a versão de atualização seja mais atual do que a instalada no Set-Top-Box, proceda aos passos abaixo.
    3. Descompacte o arquivo em um dispositivo de armazenamento USB (Pen Drive).
    4. Desligue o DigiTV da tomada e conecte o Pen Drive no conector USB (MANUTENÇÃO), localizado na parte traseira.
    5. Ligue o DigiTV na tomada, em poucos segundos surgirá uma tela indicando o início da atualização.
    6. Aguarde até que o processo seja finalizado (aproximadamente 2 minutos).
    7. Após a conclusão, desconecte o Pen Drive do DigiTV e desligue e ligue o DigiTV na tomada.
    8. Verifique novamente no menu se foi feita a atualização entrando em “Ajuda”, depois “Avisos” e depois em “Versão do software”.

    ATENÇÃO:
    1. Não desligue o DigiTV da tomada durante o processo de atualização. Caso haja qualquer interrupção de energia, volte ao passo 4.
    2. Ao final de todo o processo, caso você não consiga visualizar a tela de início do DigiTV, repita todos os passos.
    3. É obrigatório que o Pen Drive esteja formatado com o sistema de arquivos FAT32.

    É isso aí. Boa sorte e boas imagens!

    Comentário por Ornilo Costa Jr. | 17 abril, 2008 | Resposta

  31. CARO ORNILO ,MUITO OBRIGADO POR ESCLARECER MINHAS DUVIDAS,POIS CONFESSO QUE DEPOIS DE LER MUITO SOBRE ESSE ASSUNTO ,FIQUEI COM UM CERTO RECEIO DE TER FEITO UM PÉSSIMO NEGÓCIO,MAS AGORA ESTOU MAIS TRANQUILO,MAIS UMA VEZ OBRIGADO.
    UM GRANDE ABRAÇO Á TODOS !!!!!!!!!!!!

    Comentário por EDMILSON | 18 abril, 2008 | Resposta

  32. PERGUNTA QUE NÃO QUER CALAR…E QUANDO ESSE TAL DE GINGA COMEÇAR A FUNCIONAR(PELO QUE ENTENDI O GINGA TRARÁ A INTERATIVIDADE,DESCULPEM SE EU ESTIVER FALANDO BOBAGEM)O QUE SERÁ FEITO DO DIGI TV,VAMOS TER QUE JOGAR FORA????????????R$500,OO É MUITO DINHEIRO!!!!!!!!!
    MUITO OBRIGADO!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Comentário por EDMILSON | 19 abril, 2008 | Resposta

  33. [...] — a empresa liberou hoje (23/04) sua atualização de firmware para todos os usuários para seu conversor de TV digital DigiTV, que substitui a atual versão 1.4.1 que acompanhou os primeiros [...]

    Pingback por Saiu hoje novo firmware para o Positivo DigiTV « mnagano.com | 23 abril, 2008 | Resposta

  34. POR FAVOR ,PRECISO DA AJUDA DE TODOS,PRECISO SABER COMO CONSEGUIR A VERSÃO 1.4 DO FIRMWARE PARA O DIGITV,POIS AQUI EM BELO HORIZONTE ,SÓ A GLOBO E A REDETV ,POSSUEM SINAL DIGITAL,QUANDO LIGUEI PELA 1ª VEZ MEU CONVERSOR ,ELE RECONHECEU AS DUAS,DEPOIS QUE EU ATUALIZEI,COM A VERSÃO 1.6,ELE NÃO RECONHECE MAIS A REDETV,SEI QUE PRECISO ENTÃO DE OUTRA ANTENA,MAS EU TENHO UMA CERTA URGÊNCIA,POIS VAI PASSAR UMA CORRIDA E O SINAL ANALOGICO DA REDETV AQUI É PÉSSIMO.POR FAVOR ME AJUDEM.
    UM GRANDE ABRAÇO E MUITO OBRIGADO A TODOS!!!!!!!!!

    Comentário por EDMILSON | 24 abril, 2008 | Resposta

  35. eu tenho um digitv positivo sem a saida HDMI gostaria de transforma-lo em um digitv HD , pra isto alguem que tenha um digitv HD poderia tirar um foto em alta resolução da plama mae do aparelho . pra que eu possa desenvolver esta solução , aquardo a foto em meu email marcelo_crispim@terra.com.br

    Comentário por Marcelo Crispim | 25 maio, 2008 | Resposta

  36. Já encontra-se no site http://www.digitvpositivo.com.br ( http://www.digitvpositivo.com.br/ )na seção de suporte a mais nova versão de software do DigiTV (1.6.2), bem como as instruções para a sua atualização.

    Comentário por Guilherme | 29 maio, 2008 | Resposta

  37. [quote]Já encontra-se no site http://www.digitvpositivo.com.br ( http://www.digitvpositivo.com.br/ )na seção de suporte a mais nova versão de software do DigiTV (1.6.2), bem como as instruções para a sua atualização.[/quote]

    mas acontece que o arquivo nao funciona a exemplo da últuma atualização que , baixado do site da positivo , dava problema

    esperando que os incompetentes da NEGATIVO resolvam isso

    Comentário por Flavio | 3 junho, 2008 | Resposta

  38. Esqueçam este conversor. Não Funciona. Minha experiência durou dois dias. Troquei o firmware pelo 1.6.1 pois o 1.6.2 do site não funciona,….Congela direto na saída Hdmi. Só presta a vídeo composto, sem a TV cultura… Espero que eles paguem aos consumidores que estão ajudando-os a desenvolver o pior set top box do mercado. Devolvi.

    Comentário por Ari | 9 junho, 2008 | Resposta

  39. Pessoal,

    Eu tenho um conversor Positivo HD e atualizei para a versão 1.6.2. Estou super satisfeito, o Positivo não trava mais e consigo assistir toda a programação dos canais em HD e SD. Não estou tendo mais nenhum problema.

    Recomendo a todos atualizarem para esta nova versão.

    Comentário por Rodrigo Damasceno | 19 junho, 2008 | Resposta

  40. como funciona o controle

    Comentário por rhulio yan oliveira gomes | 29 junho, 2008 | Resposta

  41. Após meu comentário no dia 11 de Abril de 2008 levei o dito-cujo mais uma vez para a assistência (tentativa nº3 e última) e voltou com o novo firmware 1.6.2. Agora por enquanto está funcionando, mas notei que mesmo desligado ele está quente como um aparelho ligado! O que fizeram eu não sei, mas a jornada rumo à loucura continua!

    Comentário por Marcelo | 2 agosto, 2008 | Resposta

  42. Gostaria de saber se depois de atualizar para a versão 1.6.2 o conversor de vcs também muda o volume do som de 7 em 7 ??

    Comentário por Marcelo | 10 agosto, 2008 | Resposta


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: