mnagano.com

bits, bytes e bravata!

Extraindo textos do Palm

Cansado de carregar um notebook de 3 quilos nas costas em feiras e eventos, considerei a possibilidade de usar o meu Palm Tungsten T3 para editar minhas notas e postá-las na Internet.

A idéia era simples: editar os textos no aplicativo Memo do Palm com a ajuda de um teclado dobrável, e passá-los para um PC ligado à Internet.

Trata-se de um procedimento simples, se o Palm Desktop estiver instalado no PC. Mas fica praticamente impossível de ser feito diretamente no handheld porque os textos do Memo são gravados num único banco de dados e não existe um jeito simples e prático de extrair uma nota e gravá-la num arquivo-texto individual.

Uma das possibilidades seria o uso de editores de textos para Palm, mas a maioria dessas soluções são pagas e não precisaria de tanto para fazer meu trabalho.

A solução foi um aplicativo meio obscuro que descobri num site do Japão, o Crs-Memo.

Desenvolvido por Hiroshi Takahashi o Crs-Memo funciona como o Memo original e dispõe de alguns recursos adicionais, como o exportar notas (Exp).

Ao acionar esse comando, o programa pergunta o nome do arquivo de saída que será gravado no cartão SD. Feito isso, basta inserir o cartão no PC (via leitor USB) e procurar a informação desejada no diretório \PALM\Programs\Memo.

O programa é gratuito e funciona a partir da versão 3.5 do Palm OS (incluindo o 5.0). Obviamente, o handheld precisa ter um slot de cartão SD para armazenar e transferir os arquivos de texto.

Aqueles que não dominam o japonês podem clicar aqui para baixar o aplicativo.

Anúncios

19 abril, 2007 - Posted by | Dicas, Palm

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: