mnagano.com

bits, bytes e bravata!

Microsoft planeja pacote educacional de 3 dólares

Imagine um pacote de software para o mercado de educação formado por um sistema operacional, aplicativos de escritório, serviço de email e alguns programas didáticos pela bagatela de 3 dólares cada.

Se a palavras “CD Pirata” ou “Linux” passaram pela sua cabeça, e-r-r-o-u! O pacote é oficial se chama Microsoft Student Innovation Suite e poderá ser anunciado por Bill Gates na sua visita à China.

Durante a cobertura do IDF em Beijing, o site The Inquirer citou rumores de que Gates estava chegando na a cidade, assim como Hector Ruiz da AMD, mas não tinha idéia sobre o motivo.

Segundo a PC World, essa iniciativa seria uma extensão da estratégia “Unlimited Potential”, que promove o ensino de tecnologia e computadores para os mercados emergentes.

O pacote em si é formado pelo Windows XP Starter Edition, Microsoft Office Home and Student 2007, Microsoft Math 3.0, Learning Essentials 2.0 for Microsoft Office e o Windows Live Mail desktop. Até o final de 2007, esse produto seria oferecido diretamente para alguns governos que estão disponibilizando PCs para seus estudantes. Em 2008 essa, oferta poderia se estender para outros países cujas economias são consideradas de média e baixa renda.

Essa iniciativa parece ser uma das maiores ofensivas que a Microsoft já fez para entrar de sola no mercado de inclusão digital, podendo cair como uma bomba sobre outros projetos baseados em software livre como o notebook de 100 dólares.

No passado, a Microsoft já adaptou seu Windows CE para equipar o PIC da AMD, um projeto conceitualmente interessante mas que não foi bem compreendido pelo consumidor final que queria um “PC de verdade” ao invés de um dispositivo de acesso à Internet.

De olho nessa experiência, a Intel não cometeu o mesmo erro e fez com que seu computador educacional — o Classmate PC — fosse capaz de rodar até o Windows XP mas não o Vista.

Curiosamente, a empresa de Santa Clara poderia ganhar muito com esse novo pacote da Microsoft, que baixaria dramaticamente o preço final de seu Classmate com Windows, ficando muito próximo da sua versão com Linux.

Anúncios

20 abril, 2007 - Posted by | Microsoft, Notícia

1 Comentário »

  1. […] Jepsen, essa bruxaria seria possível com o uso do novo pacote educacional de 3 dólares da Microsoft (SO + aplicativos) mais 15 dólares para colocar 2 GB de memória no portátil (total […]

    Pingback por Note de 100 dólares com Windows? « mnagano.com | 21 maio, 2007 | Responder


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: