mnagano.com

bits, bytes e bravata!

Dispositivo transforma gás carbônico em combustível

catalizador CO2 combustivelPesquisadores da Universidade da Califórnia em San Diego (UCSD) estão desenvolvendo um dispositivo capaz de quebrar uma molécula de dióxido de carbono (CO2) em dois outros elementos — monóxido de carbono (CO) e oxigênio (O) —, usando apenas a luz do sol.

Apesar do CO ainda ser uma substância tóxica, ela tem muitas aplicações na indústria como a produção de detergentes, plásticos e até mesmo combustível líquido, também conhecido como synthetic fuel.

Resumindo: esse dispositivo transforma gás carbônico (produzido pelos carros) em oxigênio mais combustível, o que pode reduzir o consumo de combustível fóssil e ainda por cima ajuda a diminuir o efeito estufa.

Essa pesquisa está sendo conduzida por Clifford Kubiak, professor de química e bioquímica do UCSD e por seu aluno graduado Aaron Sathrum. Segundo o pesquisador, a tecnologia de transformar CO em combustível líquido foi inventada na Alemanha, nos anos 1920, mas tal processo foi colocado de lado com a grande oferta dos combustíveis fósseis.

Com a alta do preço do petróleo, tecnologias alternativas como a célula de combustível (usado pela NASA no projeto Apollo) ou converter CO em combustível começam a ficar economicamente viáveis.

Esquema catalizadorO dispositivo projetado por Kubiak e Sathrum possui uma base de semicondutor coberto dos dois lados por uma fina camada de um elemento catalisador. O processo funciona da seguinte maneira: o semicondutor captura a luz do sol, produzindo energia elétrica que é passada para os catalisadores e convertem CO2 em CO de um lado e em oxigênio do outro.

O desafio agora é tornar o sistema mais eficiente, com o uso de novos materias semicondutores e catalisadores.

Leia a matéria completa aqui.

Anúncios

21 abril, 2007 - Posted by | Notícia, Tecnologia

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: