mnagano.com

bits, bytes e bravata!

Os prazeres (e as canseiras) da Quarta-Feira Lenovo

Costumo dizer que os desktops ThinkCentre e notebooks ThinkPad da Lenovo são os BMW’s da computação pessoal: são estilosos, sóbrios e só perdem para os Macs da Apple em termos de personalidade, apesar de uma grande diferença. Enquanto a Apple ofusca os usuários finais com seus brilhos em tons de branco e prata, o pretinho básico e a logomarca da IBM ainda são a preferência do mundo corporativo.

Confiando na qualidade e no carisma de seus produtos, tanto a Apple quanto a Lenovo nunca se importaram em cobrar algo a mais se comparado com a concorrência, o que pode afastar o usuário final mais interessado, porém menos endinheirado.

Mas ao contrário da empresa de Jobs, a Lenovo adota no País uma estratégia bastante agressiva de queima de saldos com descontos realmente significativos combinada, às vezes, com parcelas a perder de vista no cartão de crédito e frete grátis para todo o Brasil.

Literalmente um negócio da China! :^)

Pelo que já conversei com o pessoal da Lenovo, a idéia por trás dessas ofertas é de se desfazer de suas pontas de estoque, de acessórios que estão saindo de linha e até de computadores produzidos a mais para atender algum grande pedido. Por causa disso, a disponibilidade de produtos em promoção pode variar de uma unidade até mais de uma centena.

No geral, esses saldos são oferecidos de três modos: todo dia na página de Ofertas Especiais da Lenovo, onde desktops, notebooks e acessórios são vendidos até a última peça; por um período determinado, como a próxima campanha para o dias das mães (mais sobre isso abaixo) e o mais disputado de todos, a Quarta-feira Lenovo, que dura apenas um dia (das 9 às 18h) e funciona no melhor estilo liquidação relâmpago de supermercado, ou seja, quem chegar primeiro, leva.

As ofertas podem variar de um simples mouse ou mochila até configurações completas com descontos que ultrapassam facilmente os 50 % do preço original.

Um bom exemplo foi uma configuração ofertada hoje (02 de maio): um ThinkCentre M52 equipado com um processador Pentium 4 516 (2,93 GHz e EM64T) com 512 MB de RAM, HD de 80 GB SATA e DVD-ROM e DOS. O preço caiu de 2.747 reais para 825 reais em 3x no cartão.

Como os desktops da empresa não costumam vir com monitor, dois modelos CRT também foram colocados em oferta: o C170 de 17″ saia por 199 reais e o C190 de 19″ por 299 reais.

Para entender esses descontos é preciso lembrar que os integradores passam por um período de adaptação para o Windows Vista. Dessa forma, existe o interesse das mesmas de acabar com seus modelos que não estão dentro das especificações do novo SO da Microsoft (como pouca memória RAM ou de vídeo abaixo do recomendado), mas que ainda rodam muito bem o Windows XP. Vale dizer que muitos desses modelos já vêm com XP pré-instalado, o que não é um mau negócio diga-se de passagem.

A iniciativa Quarta-feira Lenovo é tão bem sucedida, que nos dias de ofertas realmente boas podemos observar um curioso fenômeno que pode exigir muita paciência daqueles realmente interessados em fechar um negócio.

O sistema de vendas pela Web da Lenovo/IBM funciona em etapas, onde o usuário passa por várias telas: uma para informar a quantidade desejada, outra para informar o método de pagamento, mais uma para informar os dados do comprador e endereço de entrega e, finalmente, realizar o pagamento pelo cartão de crédito.

A partir da segunda tela o produto entra num estado de espera e só é baixado depois da confirmação do pagamento. Antes disso, a qualquer momento o processo pode ser cancelado e o produto volta a ser oferecido. Esse por sinal é o significado da faixa Esgotado em cinza com os seguintes dizeres:

quarta_lenovo_pendente.jpgAtenção ! Produto esgotado no momento, mas se algum de nossos clientes que porventura esteja comprando este produto retirar o mesmo de seu carro compras, ou mesmo sair de nossa loja virtual (fechando seu browser), este produto poderá voltar a ser vendido.

Por causa disso, suspeito que alguns tirem proveito desse procedimento para criar um verdadeiro comércio paralelo, entrando logo cedo na promoção, iniciando o processo de compra para “reservar o produto” e ficar enrolando com a compra até encontrar alguém para repassar o equipamento com algum lucro.

Como o sistema de vendas é totalmente controlado pelo computador, este ainda tenta se proteger, derrubando processos pendentes que demorem muito para serem finalizados. Mesmo assim, pode se passar horas até que todos os processos sejam concluídos apesar de terem sido vendidos nos primeiros minutos do dia.

Para os consumidores eventuais realmente interessados em adquirir uma unidade, meu único conselho é insistir na compra atualizando constantemente a página de oferta via Ctrl + F5, não pensar duas vezes se uma unidade voltar a ser vendida e clicar rápido, já que até a segunda tela o processo é meio faroeste: quem sacar primeiro, ganha.

Cansativo? — Muuuito.

Vale a pena? — Muitas vezes sim.

quarta_lenovo_encerrado.jpgAs esperanças somente acabam quando a faixa cinza passa para vermelho, indicando que todas as unidades foram realmente concluídas.

Aí, só na semana que vem…

Dica de última hora:

Fui informado que, a partir da próxima sexta-feira (4 de maio), a Lenovo iniciará uma campanha de vendas para o Dia das Mães.

Serão dois modelos do novo notebook Lenovo 3000 C200: um de 3.500 reais por 3.099 reais com mini-mouse óptico de brinde e outro de 3.720 reais por 3.199 reais com Webcam de brinde.

Também haverá uma oferta do desktop Lenovo 3000 J110: de 1.800 reais por 1.299 reais.

Essas promoções costumam durar mais que um dia com validade até o fim dos estoques.

Anúncios

2 maio, 2007 - Posted by | Dicas, Opinião

3 Comentários »

  1. Nagano, compensa insistir. Ano passado comprei um desktop da Lenovo (parcelado em cheques) e deu tudo certo. E mês passado entrei lá e tinha uma placa de vídeo ATI de R$ 400 e poucos por… R$ 128! Claro que comprei.
    Dá vontade de imprimir esse seu post e colar na porta de qualquer loja que digamos, explora, o consumidor ao anunciar em programas de TV máquinas obsoletas por preços mais que abusivos!

    Comentário por henrique | 2 maio, 2007 | Responder

  2. Não troco meu leal ThinkPad por nada! Só por outro ThinkPad…

    ThinkPad rocks! 😀

    Comentário por Marilu | 2 maio, 2007 | Responder

  3. Nagano, quando você vai chamar amigos prum almoço pago com a grana que você ganhou da Lenovo pra escrever este post?

    Comentário por gfelitti | 3 maio, 2007 | Responder


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: