mnagano.com

bits, bytes e bravata!

Sobre raposas de fogo e porcos que soltam gases

foxkeh.jpgMeu colega Guilherme Felitti publicou em seu blog Chá Quente uma nota de atualização sobre o mascote do Firefox — o Foxkeh —, que agora tem até um blog para ajudar a ampliar a base de usuários desse browser.

Criado pela fundação Mozilla no Japão, Foxkeh é um bom exemplo da fantástica capacidade dos cartunistas japoneses em criar personagens adoráveis e fofinhos, mas que, às vezes, podem não ser bem compreendidos pela cultura ocidental.

No Brasil, muitos não vão ficar indiferentes ao fato do Foxkeh ter, literalmente… well… fogo no rabo, no melhor estilo “labareda” do Casseta & Planeta.

Eu me lembro de um caso semelhante em 2002, quando pesquisava sobre os processadores Hammer (AMD64) na Web e topei com um evento da AMD no Japão — o AMD Developer Conference 2002 Summer — cujo cartaz era esse:

amd_pig.jpg

Passei muito tempo tentando decifrar qual era a graça por trás dessa imagem, já que a mais óbvia para um ocidental leigo e ignorante como eu — um porco soltando gases? — só faria sentido para o concorrente de Santa Clara.

Só fui esclarecer esse mistério anos depois, quando vi pela primeira vez um Katori Buta (uma boa descrição e imagens podem ser vistas nesse blog no post de 14 de agosto), um tradicional utensílio de cerâmica, na forma de porco, usado para queimar o Katori Senko — um tipo de espiral de incenso usado para espantar mosquitos à noite e comum até no Brasil antes dos repelentes elétricos.

Como no Japão a imagem desse objeto está muito associada ao verão, isso explicaria o seu uso no evento da AMD.

Ainda em tempo:

ostangirls.jpgA nota de Felitti também cita uma divertida matéria da Wired — Lamest Technology Mascots Ever que vale a pena ser clicada. Entre os meus favoritos estão o furão (ferret) da BSA que muitos desconfiam ser uma doninha (Weasel, animal pouco confiável segundo a cultura americana) enrustida e os OS-tan um conceito que virou fenômeno na Web onde vários programas (originalmente sistemas operacionais da Microsoft) são personificados como personagens de anime.

(rev.ok)

Anúncios

7 maio, 2007 - Posted by | AMD, Internet, Papo cabeça

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: