mnagano.com

bits, bytes e bravata!

Empresa responde ao desafio do note barato

No seu discurso durante a abertura da nova fábrica da Dell em São Paulo, o presidente Lula falou sobre a oficialização do projeto do notebook popular (uma configuração básica de até 1.800 reais), e desafiou a Dell a produzir algo nessa faixa de preço.

Mal sabia o líder do poder executivo que, antes da cerimônia, a Dell já havia mostrado para os jornalistas presentes, um modelo de note tão barato que botaria o portátil de 100 dólares de Negroponte e o Classmate PC no chinelo.

Apesar do preço não ter sido divulgado, seu custo deve ser tão baixo a ponto de a empresa ter dado um de presente para todos os participantes da coletiva de imprensa.

Cheapo Dell closed

Pudemos ver que se trata de um modelo de médio porte, levíssimo, resistente à queda (mas não à água) e produzido com materiais totalmente recicláveis — o que facilitaria o seu descarte no fim de sua vida útil.

O projeto é tão simples que não vem com nenhuma interface de comunicação, discos, bateria, nem mesmo tela LCD. Isso torna esse portátil praticamente livre de manutenção.

cheap_dell_2.jpg

Quando aberto, podemos ver seu sistema de armazenamento do tipo não volátil, capaz de arquivar aproximadamente 200 páginas de texto, que pode ser registrado por meio de um dispositivo apontador do tipo caneta, dispensando o uso de teclado ou touchpad.

Ele reconhece letra de forma, de mão, desenhos e rabiscos diversos. Cores podem ser implementadas com o uso de canetas especiais, facilmente encontradas no varejo.

Existe também a opção de reutilizar as páginas de memória. Para isso, utiliza-se outro dispositivo apontador com ponta de grafite. Desse modo, os dados inseridos das páginas podem ser facilmente removidos com uma borracha.

Apesar de não ser necessário, o sistema já veio com uma licença do Windows XP Professional, o que pode dificultar a sua adoção nos programas de inclusão digital do Governo, que prefere soluções baseadas em software livre.

Cheapo Dell #3

Calma pessoal, brincadeirinha… 1º de abril atrasado. :^)

Anúncios

14 maio, 2007 - Posted by | Fun Stuff

3 Comentários »

  1. Que MacBook que nada. Eu quero é um desses! 😉

    Comentário por Jorge Wagner | 15 maio, 2007 | Responder

  2. Tá virando sucursal brasileira do The Onion, Naganão?

    Comentário por gfelitti | 15 maio, 2007 | Responder

  3. Nagano rocks!

    Comentário por Marilu | 15 maio, 2007 | Responder


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: