mnagano.com

bits, bytes e bravata!

Placa-mãe nova = Windows novo (de novo!)

Uma nota publicada hoje (15/05) na Infoworld, fala sobre uma cláusula meio obscura na licença de uso do Windows OEM (aquele que já vem instalado de fábrica, não o que é vendido em lojas), que autoriza o seu uso apenas no computador em que ele foi originalmente instalado.

Até aí, nada mais que a constatação do óbvio (Duuuh…). Mas caso o usuário decida fazer um upgrade de placa-mãe por sua conta no seu PC, isso é tecnicamente considerado pela Microsoft como um “PC novo“, de modo que seria necessário pagar por uma nova licença de uso para a empresa.

Eu me lembro de já ter ouvido falar nessa história anos atrás, época em que consultei meu colega Ralph Vils** da Sinco Sistemas, e perguntei se sabia algo sobre esse rolo.

Para minha surpresa, ele confirmou a existência da cláusula, mas disse não se tratar de qualquer novidade, já que ela existe há muito tempo nos contratos de OEM da Microsoft.

Eu suponho que todo esse alvoroço pode ter sido causado pelo fato do pessoal de Redmond enviar, de tempos em tempos para seus parceiros, um pequeno lembrete sobre esse assunto. Algo do tipo:

upgrade of the motherboard is considered to result in a ‘new personal computer’ to which Microsoft OEM operating system software cannot be transferred from another computer“.

O assunto deve ter voltado à tona com a chegada do Windows Vista ao mercado.

Veja a matéria original na íntegra aqui.

**FYI (For Your Information):

Ralph Vils é um grande colega (quase 2 metros!), profundo conhecedor do mercado e figurinha carimbada do programa Channel Partner Premier (antigo IPP) da Intel.

Para comemorar os 25 anos de estrada da sua empresa, ele bolou um divertido concurso para descobrir quem tinha o servidor da Sinco mais antigo em atividade.

Pelo que entendi, o ganhador foi um servidor com chip Pentium Pro 200 MHz, adquirido por um pesquisador da UFRJ em 12/06/1997.

Para sua alegria, a Sinco presenteou o vencedor com um servidor novo de última geração com dois chips Xeon Quad-core e direito à todos os acompanhamentos (memória, disco, etc.) e outros agrados.

Anúncios

16 maio, 2007 - Posted by | Microsoft, Notícia, Opinião

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: