mnagano.com

bits, bytes e bravata!

Além da Guerra nas Estrelas

ceu_de_outubro.jpg Para aqueles que gostariam de experimentar o poder da forç(opa!), quero dizer, a influência do mito do herói em outros filmes, minha sugestão é ver “Céu de Outubro” (October Sky – EUA – 1999), já lançado em DVD no Brasil.

Apesar de não ter nada a ver com o filme de Lucas, o enredo utiliza os mesmos elementos básicos descritos no livro de Campbell, com resultados muito bons na minha opinião, ou seja, um filme que as pessoas gostam, às vezes sem saber por quê.

Já para os fãs mais hardcore que acham que já viram tudo sobre Guerra nas Estrelas, outra sugestão é o filme “A fortaleza escondida” (Kakushi-toride no san-akunin – Japão – 1958), lançado no Brasil pela Continental Vídeo.

Muitos juram de pé junto que essa obscura obra de Akira Kurosawa, inspirou o filme de George Lucas.

Descobri esse DVD meio por acaso num sebo — que me chamou a atenção o fato de ser um filme de Kurosawa — quando topei com essa bizarra descrição na contracapa do estojo.

UAU!!! Comprei o DVD, levei pra casa, assisti o filme de cabo a rabo e, fora algumas similaridades — como a interação da dupla Tahei e Matakishi (que lembram vagamente C3PO e R2D2), a trama de resgatar uma princesa e alguns efeitos de transição na horizontal —, dizer que ele inspirou Guerra nas Estrelas é meio que forçar a barra.

Esse mistério foi mais ou menos esclarecido numa entrevista citada no IMDB, onde Lucas disse conhecer o filme, mas negou que a história de uma princesa e de seus protetores seja o principal elemento que inspirador de Guerra nas Estrelas.

Segundo o diretor, seu interesse nesse filme de Kurosawa foi mais na maneira de como a história se desenrola perante o olhar de dois personagens menores da trama — Tahei e Matakishi — que, no seu caso, seria a dupla de robôs C3PO e R2D2 — que também contribuem com as cenas cômicas.

Trivia:

Em japonês, “akunim” significa “homem mau” ou “vilão”. Desse modo, o título original do filme — “Kakushi-toride no san-akunin” —, poderia ser traduzido literalmente como “Três vilões da fortaleza escondida”, o que não bate bem com a história.

Foi melhor tirar os homens maus do título.

Anúncios

20 maio, 2007 - Posted by | Fun Stuff, Genshiken, Papo cabeça

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: