mnagano.com

bits, bytes e bravata!

Treo 775p: fim do Palm OS?

Rumores do mercado dizem que o Treo 775p pode ser o último smartphone da Palm a vir com o bom e velho Palm OS — e mais, seu sucessor pode rodar Linux.

Segundo nota publicada na Computerworld americana, tal ação faria sentido, já que a Palm poderia generalizar sua plataforma de hardware, além de permitir que seus usuários tenham acesso às novas aplicações desenvolvidas para outros smartphones baseados em Linux.

Uma das frases de efeito mais interessantes que já ouvi dos altos executivos da Palm, era que a sua empresa era “agnóstica em relação ao processador” — justificando assim, na época (1999), a portagem do Palm OS para os chips baseados na tecnologia ARM, como o XScale da Intel (recentemente vendida para a Marvell).

Com o passar dos anos, a Palm mostrou ser agnóstica até em relação ao seu próprio SO, lançando o Treo 700w com Windows Mobile em 1999. O acontecimento foi, para os fãs do Palm, algo tão chocante quanto ver os porcos andarem de pé no final do livro A revolução dos bichos, de George Orwell.

O curioso é que não é a primeira vez que a Palm cortejou Tux, o pingüim. Em 2001, depois da saída de Bill Maggs, CTO da Palm e do CEO, Carl Yankowski, um grupo de engenheiros tentou convencer a empresa a adotar o Linux, sem sucesso.

Mas como meu colega Guilherme Felitti costuma dizer:

O mundo dá voltas e sempre para no mesmo lugar!” :^)

Anúncios

22 maio, 2007 - Posted by | Linux, Notícia, Palm

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: