mnagano.com

bits, bytes e bravata!

Empresas adiam TV SED

A Canon e a Toshiba anunciaram na última sexta (25/05) que irão adiar o lançamento da nova geração de TVs do tipo SED (Surface-conduction Electron-emitter Display), originalmente previsto para julho desse ano, sendo que nenhuma nova data foi divulgada.

A intenção era que os primeiros aparelhos chegassem ao mercado japonês em 2007, entrando em produção em massa a tempo de atender à demanda gerada pelas Olimpíadas de 2008 em Beijing — algo parecido com o que acontece no Brasil, na época da Copa do Mundo.

O motivo estaria num longo processo judicial em andamento com a empresa Nano-proprietary Inc., nos EUA. Fora isso, o planejamento da produção em massa das telas SED deve ser refeito devido à acentuada queda de preço dos modelos de Plasma e de LCD.

Em desenvolvimento há quase 20 anos, a tecnologia SED funciona mais ou menos como uma TV CRT convencional. Mas, ao invés do volumoso tubo de imagem, cuja profundidade é diretamente proporcional ao tamanho da tela (quanto maior mais profundo), o SED utiliza minúsculos emissores de elétrons para “acender” cada ponto de imagem à base de fósforo (como nas TVs atuais), resultando assim numa tela plana e fina.

O resultado final seria o melhor de dois mundos, ou seja, uma tela tão grande e fina quanto um LCD ou plasma com a mesma qualidade de imagem de uma TV de tubo, que os puristas ainda consideram superior. Fora isso, a Canon afirma que o SED ainda consome menos energia que o LCD.

Uma curiosidade do processo de fabricação do SED é que o mesmo utiliza a técnica de impressão a jato de tinta para depositar a camada de fósforo sobre a superfície de imagem, tecnologia por sinal inventada — meio por acaso — pela Canon e popularizada no mundo pela HP.

Saiba mais sobre o SED aqui e veja uma comparação com outras tecnologias de imagem aqui.

Anúncios

28 maio, 2007 - Posted by | Notícia, Tecnologia

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: