mnagano.com

bits, bytes e bravata!

Santa Rosa movimenta fabricantes locais

Com lançamento oficial programado para junho de 2007, começamos a ver as primeiras movimentações no Brasil para a chegada do Santa Rosa — a segunda geração do Centrino Duo e a primeira realmente preparada para rodar as versões mais avançadas do Windows Vista —, incluindo o Ultimate Edition.

No meio do ano passado, a atual plataforma móvel Centrino Duo (codinome Napa) foi parcialmente atualizada com a troca do processador Core Duo original (Yonah) pelo Meron (Core 2 Duo), o primeiro chip móvel da Intel compatível com 64 bits.

Entre os big players locais, a primeira a anunciar um Santa Rosa foi a Dell, que oficializou ontem (30/05) a chegada dos novos modelos Latitude D830 e D630, algo que já ouvimos falar na época da inauguração da nova fábrica da Dell em Hortolândia.

Segundo o press release da empresa, os novos Latitude oferecem uma melhor autonomia (15% a mais que a geração anterior), auxiliado pelos novos recursos do Energy Star 4.0.

O legal é que a Dell irá oferecer novidades realmente interessantes, como uma tela LCD 38% mais eficiente, conectividade Wi-Fi 802.11n, disco rígido que criptografa os dados em tempo real, uma versão opcional de estado sólido (SSD) (apenas no D830) e uma terceira versão híbrida com memória flash.

Fora isso, a empresa também oferecerá o cartão de cache Intel Turbo Memory, que tira proveito dos novos recursos do Vista para acelerar algumas funções do portátil, como inicialização do sistema (boot) e volta do estado de dormência.

Com relação aos preços, a versão inicial do D830 de alto desempenho começa em torno de 7 mil reais, com tela XGA wide de 15,4”. Já o D630 com de 14,1″ wide sai em torno de 4,7 mil reais.

Outra empresa que começa a se mexer para a chegada do Santa Rosa é a Lenovo, que já anunciou lá fora o novo ThinkPad T61 que a empresa definiu como o “The strongest, coolest, and quietest ThinkPad ever”

Fato é que a Lenovo no Brasil está queimando vários X60, T60 e R60 (todos com Core Duo), na sua seção de saldos na Web, a preços muito camaradas. Este pode ser um sinal de que a empresa está abrindo espaço em seus depósitos para os modelos com final 61.

Meus palpites sobre outras empresas que já podem estar negociando/avaliando/montando na surdina seus Santa Rosa, são a Semp Toshiba, a Megaware, a Kennex e a Positivo. Mas só saberemos com certeza na época da Semana de Mobilidade Intel programada para a segunda quinzena deste mês.

FYI (For Your Information):

Seguindo a tradição da Intel de usar nomes “públicos”, como cidades, lagos, rios, etc. em seus nomes código, apesar da referência religiosa, acredito que Santa Rosa tenha mais a ver com o nome de uma cidade na Califórnia. Por sinal, existe uma também no Brasil, localizada no Rio Grande do Sul.

A personalidade mais ilustre nascida em Santa Rosa (RS) é Maria da Graça Meneghel, mais conhecida como Xuxa. A cidade mantém um museu em sua homenagem.

Anúncios

31 maio, 2007 - Posted by | Hardware, Intel, Notícia

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: