mnagano.com

bits, bytes e bravata!

Bye-bye, IBM. Hello, Lenovo!

Passados quase três anos da compra da divisão de sistemas pessoais da IBM pela Lenovo, a empresa finalmente inicia o processo de transição e consolidação da sua marca nos desktops ThinkCentre e nos portáteis ThinkPad, que, ainda hoje, ostentam a marca IBM.

Pude notar isso ao ter contato com o novo ThinkCentre M55, que sucede o M52 como desktop-padrão da empresa — e que agora aceita o processador Core 2 Duo e o pacote de tecnologias VPRO da Intel.

Quando vistos lado a lado, podemos notar que, no M55 (à esquerda), o logotipo da Lenovo está no mesmo local onde ficava o da IBM no M52 (à direita). As três letras agora ocupam um espaço menor, logo abaixo da unidade de CD, onde ficava o nome ThinkCentre. (Não estranhem a cor do M55. O balanço de branco da minha câmera pirou na hora da foto).

A idéia, segundo algumas fontes, é que a marca IBM desapareça aos poucos da linha de produtos “Think” já em 2008, época em que a Lenovo deve investir pesadamente na divulgação da sua marca, principalmente nas próximas Olimpíadas em Pequim.

Aqueles que acompanham o campeonato de Fórmula 1 na TV, já podem ter notado uma forte presença da Lenovo, tanto nos outdoors das pistas, quanto como patrocinador da equipe AT&T Williams.

No geral, trata-se de um grande esforço de relações públicas, já que, nesses últimos anos, a Lenovo teve algumas dificuldades de emplacar sua marca no Ocidente — principalmente quando topou de frente com outras mais conhecidas por aqui, como a Dell, a HP e até mesmo a própria IBM!

Um bom exemplo desse fenômeno foi o lançamento do ThinkCentre E50, voltado para o segmento de SMB e o primeiro ThinkCentre com gabinete bicolor (preto e prata).

Tive a oportunidade de avaliar um desses na época de seu lançamento, e pude constatar que ele estava mais para um Lenovo 3000 da série J100 do que para um M52.

Seu interior abrigava praticamente a mesma configuração básica do J100, incluindo uma placa-mãe Gigabyte GA-8S661FXM (produzida no Brasil pela Digitron) — uma verdadeira façanha de engenharia espacial da Lenovo, que conseguiu espremer uma placa mini-ATX padrão num gabinete, diga-se de passagem, tão pequeno.

Numa conversa informal com um gerente de produtos da Lenovo, eu perguntei qual era a idéia por trás do lançamento do E50 e posso dizer que a resposta não me surpreendeu.

Ele explicou que a estratégia do E50 era a de oferecer uma alternativa para aqueles que ainda faziam caretas para os PCs de sua empresa, mais por desconhecimento da marca do que por ter algo realmente contra o produto.

Nessa hora, era só dizer que a Lenovo tinha um desktop IBM tão bom e baratinho quanto o da concorrência que, em alguns casos, a negociação — e até a cara feia do cliente — mudavam de figura.

Depois dizem para não julgar um livro pela capa. :^)

Atualização de última hora (20/06):

Descobri agora pouco o “Inside the Box” de Matt Kohut, um blog corporativo da Lenovo que, três dias após a postagem dessa nota (13 de junho), publicou um post muito interessante intitulado Same Product, Different Stickers que fala sobre a transição do selo IBM para Lenovo, revela as regras dessa mudança e diz como os consumidores ao redor do mundo estão reagindo.

Por exemplo, enquanto na Índia, a Lenovo já é reconhecida como uma marca premium e pode até cobrar um pouco mais por isso, entre os usuários pessoais, pequenas empresas e em especial na América Latina, a preferencia pela marca IBM ainda é muito forte (vide o caso do E50).

Isso lembra uma história da época em que os mainframes dominavam a terra, onde se dizia que ninguém jamais foi demitido por comprar IBM.

Anúncios

10 junho, 2007 - Posted by | Hardware, Lenovo

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: