mnagano.com

bits, bytes e bravata!

Novidades da Intel em HPC

A Intel anunciou hoje uma série de tecnologias voltadas para o desenvolvimento da chamada computação de alto desempenho, ou simplesmente HPC (High Performance Computing).

As primeiras notícias surgiram na semana passada durante o Research@Intel 2007, onde o grupo de Tera-Scale Computing mostrou como anda o projeto do Teraflop Chip, revelado no IDF do ano passado, e que hoje já chega nos 2 TeraFLOPS.

Se, no início, esse chip não passava de um estudo de tecnologia, hoje já se fala em trocar os atuais núcleos de estudo, que executam apenas um conjunto básico de instruções de ponto flutuante, por núcleos x86 — o que pode resultar num processador realmente monstruoso.

Hoje (26/06), a Intel anunciou durante a International Supercomputing Conference 2007 (ISC ’07), em Dresden, na Alemanha, duas tecnologias que ajudam a simplificar a montagem de clusters de alto desempenho, que cada vez mais saem do mundo acadêmico para o mundo corporativo, executando tarefas como análises financeiras, pesquisas médicas, previsão do tempo, etc.

São eles o Intel Connects Cables e o Intel Cluster Ready.

O Intel Connects Cables propõe a troca dos atuais cabos de cobre usados para interligar os clusters por novos condutores de fibra óptica, mais leves (-85%), mais finos (-40%), menos sujeitos à interferências, o que pode ser traduzido em maior desempenho (20 Gbps por cabo).

Isso facilita a sua instalação e a sua expansão, assim como sua manutenção. Graças ao seu maior alcance (até 100 metros), é possível criar instalações mais amplas, com melhor circulação de ar e possibilidade de crescimento.

Segundo Richard Draycott, gerente geral para Sistemas de Alto Desempenho da Intel, “o tamanho do cluster está diretamente relacionado ao comprimento do cabo, e as companhias estão esperando por uma tecnologia que alivie os desafios para o desenvolvimento de clusters de larga escala, com peso reduzido e com flexibilidade e comprimento sem concorrentes”.

A Intel anunciou que irá colocar o novo produto no mercado no segundo semestre deste ano, com preço muito próximo das soluções baseadas em cobre. Entre os distribuidores já confirmados estão a Bell Micro e a Synnex Corp.

O Intel Cluster Ready por sua vez, é uma iniciativa que propõe uma série de especificações, metodologias e ferramentas de validação e certificação cujo objetivo é simplificar o lançamento, o uso e o gerenciamento de clusters.

O programa estabelece padrões mínimos para componentes de software e de hardware, permitindo assim que os desenvolvedores de software certifiquem seus produtos para várias plataformas de uma só vez, acelerando o lançamento do produto.

O programa ainda conta com o suporte do grupo de software da Intel, que disponibiliza várias ferramentas de programação, otimização e virtualização, cobrindo todo o processo de implementação de um cluster.

Destaque para o Intel Cluster Checker, uma ferramenta que verifica os componentes de hardware e de software do cluster para assegurar que eles interoperem corretamente. Ele também conta com o isolamento de falhas, ajudando a melhorar a detecção precoce de problemas no cluster, que podem diminuir a produtividade e aumentar os gastos com suporte.

Resumindo, trata-se de um programa que facilita a vida dos usuários finais que desejam comprar, vender e usar clusters.

Para saber mais sobre  o Cluster Ready e o Connects Cables, visite os sites www.intel.com/go/clusterwww.intelconnects.com.

Anúncios

26 junho, 2007 - Posted by | Intel, Notícia, Tecnologia

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: