mnagano.com

bits, bytes e bravata!

AMD anuncia datas para o Barcelona

Num e-mail que acabou que chegar à minha caixa postal, a AMD finalmente anunciou as datas de lançamento da nova geração de processadores K10 — codinome Barcelona — que começarão a ser entregues para os integradores de sistemas a partir de agosto de 2007, para que os primeiros produtos cheguem ao mercado já em setembro.

Os primeiros modelos serão Opteron quad-core de, no máximo, 2,0 GHz nas versões de consumo normal e de baixo consumo de energia. Ao contrário do atual Core 2 Quad “Kentsfield” da Intel, formado por dois núcleos “Conroe” montados lado a lado no mesmo encapsulamento, o Barcelona já é do tipo monolítico, com os quatro núcleos montados na mesma pastilha de silício.

A AMD informa, que os novos chips foram feitos para operar nas mesmas condições (thermal envelope) dos atuais Opteron de linha, com uma estimativa de ganho de desempenho de até 70% em certas aplicações” (palavras da AMD) de banco de dados e de até 40% “em certas aplicações” de ponto flutuante.

Se tudo der certo e os primeiros sistemas chegarem ao mercado em setembro, a AMD pode ter algo interessante para mostrar ao mercado, durante o Intel Developer Forum 2007, em São Francisco.

Só que, dessa vez, a Intel não está dormindo no ponto e pode estar escondendo algumas cartas na manga. Meu palpite é que o pessoal de Santa Clara poderia antecipar o lançamento comercial do Penryn — seu primeiro quad-core de 45 nm — só pra azucrinar a vida de seus vizinhos de Sunnyvale.

Anúncios

29 junho, 2007 - Posted by | AMD, Notícia

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: