mnagano.com

bits, bytes e bravata!

Hitachi desenvolve interface mental

A Hitachi Inc. trabalha numa interface capaz de controlar objetos por meio do pensamento.

Apesar de parecer coisa de ficção científica, a idéia dos pesquisadores da empresa até que é bem simples na sua concepção.

Ela explora uma técnica conhecida como topografia óptica (optical topography), que mapeia as variações no fluxo de sangue nas várias regiões do cérebro, por meio de emissores e de sensores infravermelhos.

Assim, quando uma pessoa faz alguma atividade mental — como resolver contas ou mesmo cantar —, isso ativa diferentes regiões do cérebro que as variações são captadas pelos sensores.

Quando essas informações são convertidos em sinais elétricos, elas podem ser usadas como um código simples para controlar objetos.

Numa recente demonstração realizada no Laboratório de Pesquisa Avançada da empresa em Hatoyama, prefeitura de Saitama, e reportada pelo Japan Times, um jornalista vestiu um capacete cheio de sensores ligados a um computador que controlava um pequeno trem de brinquedo.

Quando o jornalista começou a fazer contas de cabeça, o trenzinho começou a se mover e parou quando os cálculos foram interrompidos.

A vantagem dessa solução é que ela dispensa o uso de implantes no corpo do usuário.

O próximo passo, segundo a Hitachi, será desenvolver um controle remoto baseado nos mesmos princípios.

Entretanto, as possibilidades são infinitas, já que essa técnica pode ser usada tanto para coisas simples — e até banais —, como operar brinquedos, eletrônicos de consumo e computadores, quanto para aplicações mais nobres, como ajudar pessoas excepcionais a comandar cadeiras de rodas ou abrir um canal mínimo e comunicação de uma pessoa incapaz de se expressar, permitindo que ele responda “sim” ou “não”, apenas com a força do pensamento.

Leia mais aqui.

Anúncios

29 junho, 2007 - Posted by | Novas idéias, Tecnologia

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: