mnagano.com

bits, bytes e bravata!

Site descobre o “Conroe-L”

O site InsideHW publicou uma nota que relata o seu encontro — meio por acaso — com um misterioso processador da Intel, que foi identificado como um Conroe-L.

O chip veio com um grupo de placas-mãe despachadas de Taiwan e parece ser uma versão de engenharia (clock destravado) com apenas um núcleo de processamento de 65 nm de 2,8 GHz, 1.024 kb de cache L2 e FSB de 800 MHz.

Com toda essa informação, eles suspeitam que ele poderia ser um Celeron baseado na microarquitetura Core, uma vez que, com a iminente chegada do Penryn, existe a tendência natural de o Conroe começar a atender o segmento de valor, pelo visto numa versão single-core.

Leia a nota na íntegra no link abaixo:

Intel “Mysterious” Celeron processor revealed

Confabulação de última hora:

Meses atrás, escrevi sobre outra história que rolou na Web, que especulava sobre os futuros chips de valor da Intel, incluindo um Celeron Dual Core.

Cheguei a conversar sobre isso com alguns técnicos da Intel, durante a última edição da Semana da Mobilidade, e eles disseram que até onde eles sabiam, não existem planos de um Celeron Dual Core.

Entretanto, eles falaram sobre um chip single-core de entrada baseado no Conroe. Mas esse chip não seria um Core 2 Duo com um dos núcleos desligados e sim um projeto novo, pois um chip com apenas um núcleo ocupa bem menos espaço no wafer de silício que um dual-core, aumentando em muito a produtividade do wafer e, no final das contas, o lucro.

Resta a dúvida se o Conroe-L seria um Celeron modernizado ou mesmo um Pentium reinventado para o mercado de baixo custo.

Por mais que a Intel queira se livrar logo da microarquitetura do Pentium 4 — que sobrevive ainda hoje no Pentium D — é inegável que a marca Pentium ainda é muito forte no mercado, ou pelo menos, mais apreciado que o Celeron.

Anúncios

1 julho, 2007 - Posted by | Intel, Notícia, Tecnologia

1 Comentário »

  1. […] chip pode ser o Conroe-L descoberto pelo site InsideHW, que remete a outro post, onde o site The Inquirer que citou a […]

    Pingback por Pentium, o retorno! « mnagano.com | 3 agosto, 2007 | Responder


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: