mnagano.com

bits, bytes e bravata!

Intel também anima desenhos

ratatouille.jpgDo mesmo modo que a dupla AMD & HP mantém uma parceria estratégica com a DreamWorks, que resultou em filmes de sucesso — como Shrek Terceiro —, pela primeira vez a Intel trabalha lado a lado com os estúdios Disney-Pixar como um dos principais patrocinadores do novo filme de animação Ratatouille (foto), que estréia na próxima sexta (06/07) no Brasil.

Uma das curiosidades tecnológicas da Pixar é que, apesar do fato de o estúdio ter sido fundado pelo legendário Steve Jobs, ela nunca usou computadores da Apple para realizar o trabalho pesado — como o processamento de imagens (rendering) feito pelo poderoso software RenderMan, que roda em estações de trabalho baseadas na plataforma Intel.

Antes de Ratatouille, outros filmes foram produzidos na mesma plataforma, como Procurando Nemo, Os Incríveis e Carros.

Originalmente escrito em 1984, o RenderMan passou por diversas atualizações, sendo que muitas delas foram compiladas com produtos Intel. O último grande desafio da Pixar, foi de reescrever o RenderMan para que seus algoritmos tirem o máximo proveito dos recursos de paralelização, oferecidos pelos novos chips de múltiplos núcleos.

Para isso, a Pixar procurou o pessoal de Santa Clara para assimilar essa nova tecnologia, seja na forma de suporte e treinamento, seja no uso das novas ferramentas de programação da Intel.

Na primeira edição do IDF de 2006, em São Francisco, a Pixar fez uma demonstração do RenderMan Pro Server 13.0 rodando num sistema com quatro chips dual-core, que renderizava imagens cerca de cinco vezes mais rápido do que um sistema com chips de apenas um núcleo.

No caso de Ratatouille, o estúdio afirma que o uso dos novos chips Xeon, com microarquitetura Core, proporcionou um ganho de produtividade em torno de 30%.

Saiba mais sobre essa parceria no site http://www.thebestingredients.com.

Anúncios

3 julho, 2007 - Posted by | Genshiken, Intel, Notícia, Software, Tecnologia

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: