mnagano.com

bits, bytes e bravata!

Xbox 360: morrendo por usar proteção

No final da semana passada, Mark Methenitis, do blog Law Of The Game, publicou uma nota que fala sobre suas desventuras com a morte do seu Xbox 360 (na realidade, o segundo falecimento).

Ao entrar em contato com o serviço de atendimento da Microsoft nos EUA (1-800-4-MY-XBOX), ele conversou com um atendente que disse que o dano em seus dois 360 pode ter sido causado pelo seu filtro de linha.

(Err… Como é que é???)

Abre aspas:

The explanation (which he said comes from somewhere up the Microsoft chain) is as follows:

The Xbox 360 is highly sensitive to reductions in power, and even the slightest cut in power can cause things like the fans and even the DVD laser to malfunction. Surge protectors can cause this, and probably 90% of the consoles they see have all failed in 6-12 months of being plugged into a surge protector.

Fecha aspas.

(Aaah… Tá bom. Entendi nadinha.)

Para entender o que pode ter acontecido, eu contei essa história para um colega que trabalha no ramo de sistemas de energia, e ele me disse que o surge protector (mais conhecido como filtro de linha por aqui) nada mais é que um “colete à prova de balas” para o PC. Ou seja, ele protege o sistema contra ruídos de linha e surtos (elevação repentina de corrente) que podem até danificar o computador.

Nesse último caso, os filtros de linha de boa qualidade chegam até a se autodestruírem como derradeiro recurso para proteger o PC da “pancada” do surto. Daí a analogia com a vestimenta de proteção.

Mas, no caso da queda da tensão (situação descrita no blog de Methenitis), o filtro de linha na teoria, não faria nada, já que ele não tem de onde retirar energia para corrigir a voltagem.

Com isso ele quis dizer que, caso a rede elétrica da casa esteja em ordem, o filtro de linha não influenciaria em nada o funcionamento do computador — ou nesse caso, o do Xbox 360.

O grande paradoxo é que, caso o problema esteja realmente no filtro de linha (que no geral, funciona em qualquer PC), eliminar esse dispositivo e ligar o videogame direto na tomada (abrindo caminho para os problemas de ruído, subtensão, sobretensão, surtos e outros bichos) seria essa a melhor e mais sensata solução?

Anúncios

11 julho, 2007 - Posted by | Genshiken, Microsoft, Notícia, Opinião

1 Comentário »

  1. […] Microsoft reconhece problema no X-Box 360 É… parece que realmente, o filtro de linha não tem nada a ver com a história de ontem: […]

    Pingback por Microsoft reconhece problema no X-Box 360 « mnagano.com | 12 julho, 2007 | Resposta


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: