mnagano.com

bits, bytes e bravata!

Samsung de olho na AMD?

Adamson Rust do Inquirer publicou uma nota hoje que fala sobre rumores (repito: rumores) do mercado que a Samsung estaria interessado na AMD, assim como a Acer gostaria de ficar com a Packard Bell.

AMD nas mãos da Samsung? Nah… Toda vez que a empresa de Sunnyvale anda meio acuada pelo concorrente, ouço histórias desse tipo.

Da última vez foi quando a Intel estava para lançar o Prescott que prometia ser o mata-AMD, inclusive com alguns benchmarks preliminares bem convincentes, para aqueles que tiveram acesso aos números.

Na época, um grupinho de jornalistas internacionais meio sem nada o que fazer depois de um evento, começou a especular quem poderia ficar com a megafab de Dressden caso a AMD se desse mal por causa o Prescott. Na época, a bolsa de apostas ficou entre a VIA Technologies, IBM e finalmente a Micron.

Como o Prescott acabou sendo apenas um Pentium 4 de cabeça quente (literalmente falando), a AMD se safou de mais uma e a vida continuou bela e tranquila até o lançamento do Conroe (atual Core 2 Duo) que realmente atropelou o Athlon 64 em termos de desempenho e acuou novamente a AMD.

As esperanças da empresa estão agora com o Barcelona, que está demorando um pouco para mostrar seus dentes para o concorrente, dando tempo para o pessoal de Santa Clara consolidar a impressão de que o Core 2 Duo/Quad é o bicho no inconsciente coletivo do mercado.

Hoje, não vejo por que a VIA se interessaria pela AMD, já que ela vai se virando com suas mini-placas de PC e seus chips sets e seus processadores de entrada, como o VIA C3 e C7.

A IBM por sua vez, já investe na sua própria linha de processadores como o Power 5 e o Cell BE. Com a venda da sua divisão de sistemas pessoais para a Lenovo, não sei porque eles voltariam para o mercado de x86, só para bater de frente com a Intel.

Com relação à Samsung… Well… Eu não ficaria surpreso se eles tivessem pelo menos algum interesse na AMD ou, pelo menos, na sua megafab.

Hoje a Samsung é um dos big players mundiais no segmento de memórias, além de produzir outros tipos de componentes incluindo LCDs, ODDs e até processadores RISC (baseados na tecnologia ARM) usado em handhelds, celulares e smartphones.

Nesses últimos anos, a empresa coreana tem investido pesado em qualidade e tecnologia, já que esse é o único caminho para ela competir com os chineses (em termos de produção/preço) e os japoneses (tecnologia, sex-appeal e qualidade).

Com todo o know-how que a AMD possui na área de sistemas móveis onde o futuro estará nos processadores altamente integrados com suporte para multimídia e agora vídeo com a aquisição da ATI, não vejo porque a Samsung torceria o nariz para essa oportunidade, se ela realmente existir.

E para não dizer que a Samsung nunca se meteu em aquisições de marcas estrangeiras, eu me lembro que ela comprou a Rollei Fototechnik (fabricante da legendária Rolleiflex) nos anos 1990 não apenas para melhorar a moral das suas câmeras e sim para lançar uma nova linha de relógios finos com a marca Rollei.

Reza a lenda que a Rolex entrou com um processo na Europa, e conseguiu impedir que tal produto entrasse na europa, alegando que o nome Rollei era muito parecido com Rolex, o que poderia prejudicar a tradicional marca suíça.

Depois de alguns anos, a Samsung desistiu da idéia vendeu a marca de volta para os alemães.

Anúncios

16 julho, 2007 - Posted by | AMD, Opinião

1 Comentário »

  1. Sem contar que se trata do segundo maior grupo empresarial da Coreia do Sul. Eh quase uma estatal. iPhone “internamente”, monitores, memoria Apple eh Samsung tambem…

    Comentário por silvio | 16 julho, 2007 | Resposta


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: