mnagano.com

bits, bytes e bravata!

Computador nanomecânico

Pesquisadores americanos trabalham no que podemos chamar de o primeiro processador feito com componentes mecânicos em escala nano (bilionésimo de metro), tecnologia que está sendo chamada de nanomecânica.

A idéia foi publicada no New Journal of Physics e propõe uma noma microarquitetura totalmente baseada em transístores nanomecânicos ao invés do sistema tradicional baseado na tecnologia CMOS.

A vantagem, segundo os autores do artigo, é que os sistemas nanomecânicos seriam mais robustos e resistentes à pulsos eletromagnéticos (EMP em inglês), além de trabalharem em ambientes de maior temperatura.

Tais características teriam uso em diversas áreas, como em motores de carros ou em qualquer outra aplicação mundana que precise de um processador simples, não muito veloz e barato como brinquedos e eletrodomésticos.

Os miltares também teriam grande interesse nesses chips, já que os pulsos eletromagnéticos — também gerado por bombas nucleares — podem ser usados como arma pelo inimigo para inutilizar computadores.

Podemos ver esse fenômeno em ação nos filmes da série Matrix, onde as naves de Zion como a Nebuchadnezzar (Nabucodonossor no Brasil) utilizam EMPs para desativar os Sentinelas.

Ao contrário da atual tecnologia de microprocessadores, que utiliza o movimento de elétrons para realizar operações lógicas, os sistema nanomecânico utilizaria materiais de alta dureza como diamante ou materiais piezoelétricos, que mudam de tamanho quando recebem uma corrente elétrica.

Assim, esse fenômeno de expandir e comprimir, poderia ser usado para movimentar minúsculas peças para realizar cálculos, utilizando os mesmos princípios de funcionamento da máquina diferencial inventada por Charles Babbage à mais de 200 anos.

Atualmente, os pesquisadores já conseguiram criar um transístor nanomecânico que funciona, e o próximo passo é montar um circuito baseado nessa tecnologia, que poderia até ser combinada com a atual tecnologia CMOS, estendendo ainda mais a lei de Moore.

Os pesquisadores acreditam que podem ter uma aplicação comercial daqui a dois anos.

Mais informações aqui.

Anúncios

24 julho, 2007 - Posted by | Novas idéias, Tecnologia

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: