mnagano.com

bits, bytes e bravata!

Humano desafia computador no poker

Desde ontem, o jogador de poker Phil Laak está jogando 2 mil partidas de Texas Hold’em contra um computador, por uma bolada de US$ 50 mil durante uma conferência de AI no Canadá.

A última vez que Laak participou de uma disputa desse tipo foi em 2005, quando derrotou o programa Poker Probot em Las Vegas. Na época ele estimou que seu nível de habilidade estava apenas 5% acima do software.

O novo programa chamado Polaris foi desenvolvido pela universidade de Alberta e procurou reduzir ao máximo o elemento do acaso deste jogo, aplicando elementos da teoria dos jogos criado por John von Neumann, e polido pelo matemático John Nash nos anos 1950. Ele ficou (ainda mais) famoso quando sua vida foi contada no filme “Uma Mente Brilhante“.

Ao contrário de jogos como xadrez ou damas, onde as peças sempre começam na mesma posição e evoluem para um imenso (porém finito) número de movimentos baseados em regras fixas e consistentes, no poker não existe um ponto de partida conhecido e o jogador não sabe quais cartas estão na mão de seu oponente e pior, o que ele vai fazer com elas.

Assim, não existe necessariamente uma “melhor jogada” (como no xadrez) e o resultado da partida também depende da reação do oponente às suas jogadas e vice-versa, permitindo até que um jogador com uma mão fraca (combinação de cartas não muito boa) tenha chances de vencer uma partida — se souber blefar direito.

Isso torna esse jogo particularmente emocionante, já que os melhores players são bons observadores da natureza humana e capazes de usarem isso à seu favor numa partida.

Curiosamente, é por isso que vemos em algumas partidas jogadores com óculos escuros, com cara de “peixe morto” ou a combinação de ambos.

Nos EUA, um rosto sem expressão é popularmente conhecido como “poker face”.

Leia mais sobre isso aqui:

Anúncios

24 julho, 2007 - Posted by | Notícia, Papo cabeça, Tecnologia

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: