mnagano.com

bits, bytes e bravata!

Pocket-review: APC Universal Plug Adapter

apc-plugue-universal.jpgAlgumas mensagens atrás, eu fiz um comentário sobre o curioso Adaptador Universal da APC (Universal Plug Adapter). Passado alguns dias, o pessoal da Item Comunicação me enviou uma peça para que eu pudesse dar uma olhada mais detalhada desse acessório.

A diferença da foto de divulgação (ao lado) é que a amostra recebida é da cor preta.

Segundo a empresa, o acessório pode assumir várias configurações, sendo capaz de entrar em qualquer tomada elétrica existente no mundo, com exceção do BS546 de 16 Amp utilizado na Índia.

Acompanha o produto um pequeno encarte que mostra todas as opções de uso do adaptador.

Medindo aproximadamente 5,0 x 10,7 x 2,5 cm (LxAxP) o adaptador é formado por duas peças que podem ser usadas tanto individualmente quanto acopladas uma sobre a outra, assumindo configurações com maior distância entre os pinos.Ambas as peças possuem uma entrada fêmea também compatível com vários formatos, incluindo o padrão nacional de pino cilíndrico.

Fora as partes de contato elétrico, o corpo principal do adaptador é feito de plástico injetado de ótimo acabamento e aparência sólida. Nela podemos ver a indicação de que o adaptador foi feito para resistir à cargas de até 250 Volts / 6 Ampéres.

O módulo principal (com o logo da APC) possui dois botões laterais que, quando pressionados, regulam a distância entre os pinos elétricos de formato cilíndrico. Ele ainda dispõe de um pino de terra que se abre como uma lâmina de canivete e assume três posições diferentes. Desse modo esse adaptador é capaz de se encaixar em pelo menos sete tipos diferentes de tomadas.

O módulo secundário possui pinos chatos que podem ser alinhados em paralelo ou em ângulo (basta torcer cada pino) que podem ser combinados com os dois pinos terra dobráveis de tanto no formato chato quanto cilíndrico. Ele ainda conta com dois pinos extras que são usados em combinação com o módulo principal.

No geral, o produto da APC ficou dentro das minhas expectativas, ou seja, um produto com bom acabamento, desenho criativo e que não faz volume na bagagem do usuário em viagens, seu principal público alvo.

Entretanto, uma das coisas que mais me chamou a atenção é que todos os pinos de aterramento são feitos de plástico, de modo que a função desse item de segurança — aparentemente — é de apenas posicionar corretamente os pinos da tomada, ou reforçar a conexão física com a parede.

Se seu eletrônico recomenda ou até mesmo exige tal proteção, o usuário deveria considerar outra solução.

Para a maioria de nós que acha que fio terra é coisa de chuveiro elétrico, isso não faz muita diferença.

Resumo:

APC Universal Plug Adapter

O que é isso? — Adaptador de tomada elétrica. Funciona com diversos tipos de plugues e tomadas.

O que é legal? — Desenho criativo e compacto, bom acabamento.

O que é chato? — Não oferece conexão com fio terra. Não é compativel com alguns padrões.

O que mais? — Acompanha o produto, um cartão de referência que ensina como configurar o adaptador para as diversas tomadas compatíveis.

Avaliação: 6,0 — No geral, o produto traz algumas características de destaque, o que o torna mais desejável que outras opções do mercado. (Entenda nossa metodologia aqui).

Preço sugerido: R$ 71

Onde encontrar:
http://www.apcc.com.br

Ainda em tempo:

Para aqueles que acham que esse negócio de adaptador de tomada é frescura de gente pessimista, veja o post do Guilherme Felitti na sua primeira jornada jornalística pela Espanha.

By the way, acho q conheço aquele adaptador vermelho. :^)

Anúncios

24 julho, 2007 - Posted by | Hardware, Review, Uncategorized

1 Comentário »

  1. porra, é teu?
    não lembrava.
    rodou, prayboy.

    Comentário por gfelitti | 25 julho, 2007 | Responder


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: