mnagano.com

bits, bytes e bravata!

Classmate PC em ação

Intel Editor’s Day — Antes do início oficial do Intel Editor’s Day de 2007, um grupo de jornalistas antecipou sua ida para o local do evento, na cidade de Mogi das Cruzes, para conhecer o projeto piloto de uso do Classmate PC na Fundação Bradesco, que está sendo desenvolvido na unidade de Campinas, interior do Estado de São Paulo.

aluno_classmate.jpgOntem (02/08), a Fundação anunciou a aquisição de mais 300 unidades do Classmate PC, que, somadas às 300 previamente doadas pela Intel e pela Positivo Informática, chegam a um total de 600 unidades. Os equipamentos devem atender os cerca de 1.300 alunos da unidade, chegando numa média de aproximadamente dois alunos por computador.

Para se adequar a essa nova ferramenta de ensino, as salas de aula estão recebendo uma série de reformas, como, por exemplo, a substituição do quadro negro por um quadro branco com caneta hidrográfica especial, que elimina o pó criado pelo uso de giz.

classmate_lousa_eletronica.jpgEm algumas salas também foram instaladas lousas eletrônicas (imagem à direita), nas quais o professor pode interagir com as informações do quadro por meio do toque.

Além disso, todas as salas estão recebendo de um a dois pontos de acesso de rede sem fio, que serão usados para ligar os Classmate PCs à rede local da escola. Depois essa rede sem fio irá se espalhar por todo o perímetro da escola, permitindo no futuro a troca de informações e até a realização de aulas ao ar livre.

Quando não estiverem em uso, os Classmates serão armazenados em armários especiais, equipados com carregadores individuais, que permitem a recarga da bateria. Para evitar o acúmulo de calor gerado por esse procedimento existem ventiladores nas laterais do móvel que forçam a circulação de ar no seu interior.

classmate_aula.jpgCom essa nova infra-estrutura, também muda a maneira como a aula é conduzida. Ao invés do tradicional modelo “palestra”, onde o professor fala e os alunos ouvem, na aula que acompanhamos, o professor sugeriu a seguinte atividade:

1. Ler uma poesia de Pedro Bandeira.
2. Fazer a interpretação oral.
3. Fazer uma pesquisa na Web para saber mais sobre o autor/sinopse do livro.
4. Socializar as idéias.
5. Preparar uma poesia no Power Point, utilizando seus vários recursos de produção.
6. Socializar as idéias.
7. Elaborar um relatório no Word.

Observe que, nesse caso, o aluno recebe um roteiro de trabalho e o desenvolve no seu ritmo, sendo que o professor assume o papel de consultor e facilitador da atividade, orientando cada aluno de acordo com sua necessidade.

Fora isso, a Fundação Bradesco ensaia novas propostas, entre elas o projeto piloto de um novo kit de robótica baseado no Lego Mindstorm, porém com um novo módulo de controle de baixo custo desenvolvido pelo Media Labs do MIT. Este kitpoderia ser usado em conjunto com o Classmate PC.

Na próxima terça feira (07/08) Mitchel Resnick chegará no Brasil para apresentar esse projeto na Fundação Bradesco.

(Rev.ok)

Anúncios

3 agosto, 2007 - Posted by | Intel, Notícia

3 Comentários »

  1. Monta um Flickr pra publicar estas fotos, Mário!
    Tão mais fácil.

    Comentário por gfelitti | 3 agosto, 2007 | Responder

  2. oi eu estudo na fundação bradesco e para mim è muito legal mexer no classamate

    Comentário por caroline | 23 novembro, 2007 | Responder

  3. Olá eu estudo na Fundação Bradesco de Brasilia, Ceilândia e pra nós nao chegou nenhum classamate, gostaria de saber se vai ter, achei muito interessante e bom para o nosso estudo.
    obrigado.

    Comentário por Lorena | 28 março, 2008 | Responder


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: