mnagano.com

bits, bytes e bravata!

Japão premia mangá estrangeiro

trofeu_manga.jpgÉ fato que o mangá — as histórias em quadrinhos japonesas — há muito tempo deixou de ser uma classificação de origem para se tornar um estilo visual e uma expressão artística de amplitude global.

Mas, como aconteceu com quaquer vinho espumante produzido fora da região de Champagne (na França) que, por isso, não pode mais ser chamado de “champanha”, existia uma corrente de pensamento que defendia a idéia de que o mangá e o anime deveriam permanecer produto tipicamente nipônico, torcendo o nariz para a chamada produção externa, como fizeram os gauleses.

Aparentemente, o governo japonês resolveu por um fim nessa história, instituindo um prêmio especial para o mangá estrangeiro, o International Manga Award.

Criada a partir de uma sugestão do ministro de Relações Exteriores Taro Aso, (ele próprio um apreciador de mangás), a premiação tem por objetivo prestigiar os novos criadores de mangá de todo mundo, com um prêmio dado pelo governo do país onde essa arte nasceu.

sunzi_tactics.jpgNa sua primeira edição, concorreram 146 trabalhos de 26 países, sendo que o vencedor foi o artista Lee Chi Ching de Hong Kong, com sua obra Sun Zi’s Tactics (imagem ao lado). Ele deixou para trás concorrentes da Malásia, da Austrália e um patrício de Hong Kong.

Os vencedores irão ganhar uma viagem de dez dias ao Japão, cujo roteiro de visitas é para nenhum otaku botar defeito: bairro eletrônico de Akihabara, Museu Internacional de Mangá de Kyoto, Museu Ghibli, além de encontros com artistas locais.

Essa iniciativa é muito interessante à medida que o Japão — a exemplo dos EUA — deixa de ser apenas uma potência industrial baseada no poder da produção de bens, para se tornar um importante pólo de produção e irradiação de novas idéias e tecnologias.

Sob esse ponto de vista, tanto o mangá quanto o anime podem se tornar uma importante fonte de divisas no futuro, assim como a música e o cinema são hoje para os norte-americanos.

Mais informações aqui e aqui.

( rev.ok)

Anúncios

9 agosto, 2007 - Posted by | Genshiken, Notícia

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: