mnagano.com

bits, bytes e bravata!

A Nova Corrida Espacial

Sem fazer muito alarde, China e Japão ensaiam uma nova corrida espacial que promete ser a mais quente, desde o fim da guerra fria.

Depois de alguns anos de atraso, a Agência de Exploração Aeroespacial do Japão (JAXA) programou o lançamento do seu satélite lunar “Kaguya” (Selene) H-IIA F13 (imagem abaixo) para o próximo dia 13 de setembro, ao mesmo tempo que rumores, dizem que a China prepara o lançamento de sua sonda Chang’e-1 para a mesma época, sem precisar a data.

Segundo a JAXA, o programa Selene é a maior missão à Lua desde o programa Apollo em termos de amplitude e ambição, bem à frente dos programas Luna soviético e dos norte-americanos Clementine e Prospector.

overview_kaguya_sat_e.jpg

O objetivo do programa Selene é colocar um satélite principal na órbita da Lua, liberando dois módulos menores (Relay e VRAD) para orbitar seus polos com o objetivo de estudar as origens e a evolução da Lua.

O Chang’e-1, da China, utilizará câmeras estéreo e espectrômetros de raio-x para mapear tridimensionalmente a superfície da Lua. Ele faz parte do programa CLEP (Chinese Lunar Exploration Program).

change1.jpg

E não é só isso. Tanto a China quanto o Japão consideram missões tripuladas à Lua para a década de 2020.

Os programas espaciais do Oriente, têm chamado a atenção do público nos últimos anos. Em 2003, a China foi o primeiro país da região a colocar um astronauta no espaço com tecnologia própria.

O Japão, por sua vez, montou sua própria rede de satélites espiões para ficar de olho na Coréia do Norte, além de ter a fama de nunca ter perdido um foguete no seu lançamento.

Outros países da região já possuem satélites em órbita. A Coréia do Norte diz ter colocado seu próprio satélite em órbita com um míssil balístico em 1998, para retransmitir hinos revolucionários, que idolatram seu líder Kim Jong Il, fato que nunca foi confirmado.

Mais informações aqui:

Japan, China in a race to the moon with upcoming launches

JAXAPágina especial sobre o lançamento do Selene.

CLEPDetalhes sobre o Chang’e-1

(rev.ok)

Anúncios

27 agosto, 2007 - Posted by | Notícia, Tecnologia

2 Comentários »

  1. […] […]

    Pingback por HDTV direto da Lua « mnagano.com | 10 novembro, 2007 | Responder


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: