mnagano.com

bits, bytes e bravata!

Intel prepara concorrente para o HyperTransport

David Kanter, do site Real World Technologies, publicou uma extensa análise sobre o CSI (Common System Interface) da Intel. Uma nova tecnologia de comunicação que lembra o HyperTransport da AMD e que vai substituir o bom e velho Front Side Bus (FSB) , que ainda está dando conta do recado, mas que já mostra sinais de idade.

Para atender à nova realidade baseada em múltiplos núcleos e processadores, a Intel utilizou seus ex-engenheiros da Compaq — envolvidos no projeto do processador Alpha — para desenvolver o CSI. Esse sistema foi criado para integrar o controlador de memória ao núcleo do processador, trabalhar com cache e memória compartilhada e até mesmo conectar chips de I/O.

O CSI foi projetado para ser escalável, atrativo em termos de custo e será usado praticamente em todos os futuros processadores da Intel, a começar pelo Itanium “Tukwila” e no sucessor do Core 2 de 45 nm “Penryn” para desktops — codinome “Nehalen” —, programado para o próximo ano Tock (2008) .

Outra característica interessante do CSI é que ele fará com que os novos processadores da Intel precisem de menos memória cache para trabalhar melhor.

Isso significa que o espaço físico liberado pelo cache poderá ser usado pelos projetistas para adicionar mais recursos ao processador, ou mesmo produzir chips menores. E quanto menor o tamanho do chip,  mais unidades poderão ser produzidas a  partir do mesmo wafer de silício, aumentando os índices de produtividade, ao mesmo tempo que reduz os custos de produção.

No final das contas, poderemos ter chips melhores, mais eficientes e até mais em conta para o usuário e/ou mais lucrativos para a empresa.

Assim, o CSI é uma peça fundamental para o pessoal de Santa Clara revitalizar totalmente sua plataforma tecnológica, colocando ainda mais pressão sobre o vizinho de Sunnyvale.

Acredito que ouviremos mais sobre isso no IDF do próximo mês.

Leia a matéria de Kanter no link abaixo:

The Common System Interface: Intel’s Future Interconnect

(rev.ok)

Anúncios

29 agosto, 2007 - Posted by | Intel, Tecnologia

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: