mnagano.com

bits, bytes e bravata!

Intel diz adeus ao BTX?

dimension-e521.jpgCircula uma história na Web de que a Intel estaria saindo fora do padrão de formato BTX.

Com o fim da microarquitetura Netburst (Pentium 4), que produziu os chips mais “quentes” do mercado (literalmente falando), e a popularização dos chips Core 2 Duo, o BTX perdeu um pouco do seu sentido.

Isso porque o principal apelo do padrão é sua eficiência na circulação do ar — que gera uma espécie de túnel de vento dentro do gabinete — mantendo sua temperatura interna dentro de níveis aceitáveis, com apenas uma ou duas ventoinhas.

Como o Core 2 Duo não esquenta tanto, ele pode ser montado sem problema nos bons e velhos gabinetes ATX, ainda muito apreciados pelos entusiastas, hobbistas e pequenos integradores.

A nota afirma que a Intel realizou uma série de reuniões com seus parceiros em Taipei informando que irá manter seu suporte ao padrão, mas que nenhum desenho novo virá de Santa Clara.

Aqui no Brasil, somente os grandes players multinacionais como a Dell (foto), HP e Lenovo adotaram o padrão BTX em grande escala na sua linha de produtos, adaptando-o inclusive para a plataforma AMD. E de fato, encontrar uma placa-mãe ou mesmo um gabinete BTX nas lojas — para montar um PC em casa — era mais difícil do que achar dente em galinha.

Curiosamente, notamos que — apesar das aparências — os novos desktops Vostro da Dell são baseados no padrão ATX. Na época, achamos que poderia se tratar de uma medida de economia, mas pode ser um sinal de que o BTX também nem fosse necessário.

Não está claro se a Intel irá ficar só no ATX ou se planeja um novo padrão de formato.

(rev.ok)

Anúncios

12 setembro, 2007 - Posted by | Hardware, Notícia

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: