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Conheça Junior, um carro sem motorista

junior_1.jpgIDF 2007 São Francisco: Caminhando para a sala de imprensa, antes do keynote de Otellini, passei ao lado de um curioso veículo que parecia ser o sonho de consumo de qualquer motorista geek pela quantidade e gadgets eletrônicos instalados no mesmo.Trata-se do Junior, um Passat Diesel adaptado por estudantes da Universidade de Stanford e co-patrocinado pela Intel. O carro participa do DARPA Urban Challenge, uma competição na qual veículos autônomos (sem motorista) devem trafegar pelas ruas de uma cidade, obedecendo todas as leis de trânsito, desde parar na faixa no sinal vermelho, esperar pela sua vez num cruzamento cheio de carros e até reagir a imprevistos, como pedestres atravessando fora da faixa ou barbeiragem de motoristas de fim de semana.

Para isso, o Junior vem equipado com sistemas GPS, vários sensores de presença e distância, além de quatro computadores, sendo que dois deles são servidores Xeon Quadcore.

Em vez de criar algo com cara de jipe espacial, a equipe de Stanford optou por utilizar um carro de linha, realizando o mínimo de modificações, como por exemplo, refrigerar os computadores com o próprio ar-condicionado do veículo (ligando um tubo diretamente na saída do painel), além de alimentar toda sua parafernália eletrônica com o alternador do motor — ou seja, como todo veículo normal, ele anda só com sua reserva de combustível.

junior_back.jpgPara chegar a esse resultado, os participantes utilizaram processadores de baixo consumo de energia com ótimo desempenho por watt.

Conversando com Manny Vara, porta voz do Intel Labs, ele me disse que a sensação de andar no Junior ainda é meio “robotizada”. As curvas ainda não são suaves, sendo que o passageiro pode sentir as pequenas correções de direção do volante durante a manobra.

Entretanto, ele ficou impressionado com a precisão do veículo e com a capacidade que ele tem de seguir as regras de trânsito.

Jerry Bautista, que passava ao lado e parou para conversar, comentou que eles realizaram um teste com o Junior, onde este fazia um percurso na forma de “8” sobre um piso de cascalho, e notaram que, após várias voltas, os sulcos do pneu não eram maiores que o diâmetro das rodas! Manny também demonstrou o software sensor de presença funcionando em tempo real, de modo que pudemos ver como o Junior enxerga.

Infelizmente, o Junior ficou exposto apenas um dia, e não será apresentado pessoalmente em nenhum keynote.

Manny explicou que a equipe de Stanford precisava do veículo de volta para continuar os ajustes finos no seu software.

A final dessa competição vai ser no próximo dia 7 de novembro e o primeiro colocado leva US$ 1 milhão para casa e o segundo, US$ 500 mil.

(rev.ok)

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19 setembro, 2007 - Posted by | Editorial, Intel, Novas idéias, Tecnologia

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