mnagano.com

bits, bytes e bravata!

Parece, mas não é

IDF 2007 San Francisco: Durante o keynote de Pat Gelsinger foram divulgados mais detalhes sobre o futuro processador Nehalen.

Ao contrário do Penryn – que seria mais uma versão de 45 nm do atual Core 2 Duo de 65 nm – o Nehalen é um projeto bastante modular, equipado com um gerenciador interno de memória e um novo barramento de dados batizado de QuickPath, antes conhecido como CSI.

Os Penryn poderão estar disponíveis nas versões de 2, 4 e 8 núcleos com até quatro conexões Quickconnect, de modo que a Intel prevê configurações de servidores com até oito soquetes.

Se levarmos em consideração que cada núcleo do Penryn pode tratar dois threads lógicos ao mesmo tempo (como nos Pentium 4 HT), será possível, por exemplo, criar sistemas de até 128 núcleos, o que é um número respeitável sob qualquer ponto de vista.

Para surpresa de todos, a Intel revelou que as primeiras amostras do Penryn saíram do forno no mês passado e já funcionam. Durante sua apresentação, foi mostrado um protótipo com dois processadores Penryn quadcore instalados, executando uma complexa aplicação em 3D, utilizando 16 threads.

Durante sua apresentação, Pat Gelsinger demonstrou um esquema que mostra como seria uma configuração de quatro Nehalem interconectados com o novo barramento QuickPath.

intel_quickconnect_.jpg

Qualquer semelhança com o diagrama abaixo que vimos nas apresentações do Barcelona não parece ser mera coincidência.

amd_ht_.jpg

Isso foi perguntado para Gelsinger durante a sessão de perguntas e respostas e o executivo explicou que, à primeira vista, eles são até parecidos, mas que ao analisarmos as especificações técnicas do sistema, a tecnologia da Intel é superior à sua concorrente.

Por exemplo, se com o barramento atual a Intel consegue superar seu concorrente, com a combinação do novo chip de 45 nm, do novo controlador de memória, dos caches maiores e mais eficientes e do QuickPath, ele espera nada mais, nada menos do que 10 vezes em termos de desempenho.

É só esperar para ver.

(rev.ok)

Anúncios

19 setembro, 2007 - Posted by | AMD, Intel, Notícia, Novas idéias, Tecnologia

2 Comentários »

  1. […] Intel também é hexa (core)! Depois do tri-core da AMD, aí vem o hexa-core da Intel. Notícias que circulam na Web falam de um novo processador Xeon de seis núcleos baseado no Penryn de 45 nm e que deve chegar no mercado em meados de 2008 e pode ser o último grande lançamento da empresa antes da revolução do Nehalen. […]

    Pingback por Intel também é hexa (core)! « mnagano.com | 24 fevereiro, 2008 | Responder

  2. […] Depois do tri-core da AMD, aí vem o hexa-core da Intel. Notícias que circulam na Web falam de um novo processador Xeon de seis núcleos baseado no Penryn de 45 nm e que deve chegar no mercado em meados de 2008 e pode ser o último grande lançamento da empresa antes da revolução do Nehalen. […]

    Pingback por mnagano.com | 24 fevereiro, 2008 | Responder


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: