mnagano.com

bits, bytes e bravata!

Pensando Pequeno

intel_mini_itx_montado.jpgIDF 2007 São Francisco: Relendo o post sobre minha conversa com Stephen Smith a respeito da evolução do Celeron, me lembrei de algo que vi na apresentação do Grupo de Mercados Emergentes, um produto meio eclipsado ao lado de iniciativas mais interessantes, como os notebooks de baixo custo, mas que talvez pode ter um impacto até maior nos chamados mercados emergentes.

Estou falando da Intel Desktop Board D201GLY uma pequena placa-mãe com apenas 17,5 cm de lado e que lembra muito as placas Mini-ITX da Via Technologies.

A D201GLY faz parte da chamada linha Essential series e foi feita para permitir a montagem de PCs simples e baratos, bastando adicionar memória, fonte, gabinete e um disco rígido e/ou leitor de CD/DVD.

Na documentação distribuída, a Intel explica que esse produto é voltado para atender às necessidades básicas de acesso à internet, email, sistemas de mensagens instantâneas e até VoIP.

intel_mini_itx.jpgComo as Mini-ITX da Via, a D201GLY já vem com um processador Celeron com FSB de 533 MHz soldado na placa e, por mais estranho que possa parecer, utiliza chipsets SIS 662/964L.

Ela vem com funcionalidades mínimas como um slot PCI, apenas um slot de memória para até 1 GB de DDR2 400/533, porta EIDE ATA 66/100, rede fast Ethernet, som AC’97 e seis portas USB 2.0. A aceleradora gráfica é o modesto SiS Mirage, já integrado no chipset.

Como disse, nada sofisticado. Mas acredito que deverá vender que nem pão quente em países como o Brasil, onde a aquisição do primeiro computador – de preferência barato – ainda é um assunto quente.

(rev.ok)

Anúncios

20 setembro, 2007 - Posted by | eventos, Hardware, Intel

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: