mnagano.com

bits, bytes e bravata!

Hitachi: HDs de 4 terabytes em desktops até 2011

hd_hitachi.jpgA Hitachi Ltd e a Hitachi Global Storage Technologies anunciaram ontem (15/10) o desenvolvimento de uma nova tecnologia de leitura e gravação de dados capaz de até quadruplicar a capacidade dos atuais discos rígidos para até 4 terabytes em desktops e 1 terabyte em portáteis.

Um terabyte de dados é mais ou menos o mesmo conteúdo de texto de 1 milhão de livros ou 250 horas de vídeo em alta-definição ou 250 mil músicas.

Batizada de CPP-GMR (Current Perpendicular-to-the-plane Giant Magneto-Resistive), a expectativa é que os primeiros produtos com essa nova tecnologia cheguem ao mercado em 2009, atingindo o seu ápice em 2011, garantindo assim discos de maior capacidade a preços competitivos para os próximos anos.

A empresa acredita que as novas cabeças de leitura/gravação CPP-GMR serão capazes de gravar dados a 1 terabits/polegada quadrada (Tb/in²). Note que os atuais discos de 1 terabyte da Hitachi baseados na tecnologia TMR (Tunnel-magneto-resistive) chegam a 148 gigabits/polegada quadrada (Gb/in²).

O curioso é saber que esse avanço foi possível graças a descoberta do chamado “Efeito GMR” em 1988, pesquisa que foi premiada com o Prêmio Nobel de Física em 2007 na semana passada.

Nove anos depois, a IBM implementou sua primeira cabeça de leitura/gravação GMR no seu disco Deskstar 16GXP — no início da década de 2000 — dando início ao período de maior aumento na capacidade de armazenamento da história, época em que a capacidade dos HDs dobravam a cada ano.

Esse ritmo desacelerou nos últimos anos, sendo que a indústria espera hoje dobrar a capacidade de seus discos a cada dois anos, algo como a “Lei de Moore dos HDs”.

Mais informações aqui.

(rev.ok)

16 outubro, 2007 - Posted by | Notícia, Tecnologia

Nenhum comentário ainda.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: