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bits, bytes e bravata!

Lenovo no GP Brasil 2007

williams_lenovo_car.jpgNa semana passada, fui convidado pela Lenovo para visitar as facilidades da equipe AT&T Williams de Fórmula 1 no Grande Prêmio do Brasil 2007, o que incluiu um tour pelo seu centro de hospitalidade (o chamado AT&T Williams Suite), montado em Interlagos, os boxes da equipe e, finalmente, uma entrevista com Patrick Head, diretor técnico da equipe e assunto de um próximo post.

Um dos objetivos do tour era conhecer mais detalhes sobre a parceria entre a Lenovo e a Williams. Entretanto, fomos avisados pela assessoria de imprensa que câmeras profissionais — como minha boa e velha Olympus E-1 — não eram permitidas dentro de várias áreas do autódromo. Esse direito era reservado para os fotógrafos credenciados, sendo que os equipamentos “não autorizados” seriam sumariamente confiscados. As câmeras “amadoras” — algumas com o dobro da resolução da minha câmera — eram permitidas em algumas áreas.

Assim, não pudemos fotografar várias coisas interessantes, somente registradas em nossas lembranças.

Segundo o Blog Pit Lane, da Lenovo, a Williams utiliza aproximadamente 300 desktops e 140 laptops (números de agosto de 2007).

williams_lenovo_cable.jpgDurante o tour pelo interior do box da Williams, o porta-voz da equipe explicou que eles utilizam portáteis da série X e T, incluindo os pilotos — que têm um notebook cada. As máquinas acumulam dados técnicos do carro, que são coletados diretamente do veículo por meio de um cabo de dados (vide foto), quando dentro da garagem ou via rádio pelo sistema de telemetria. Assim, os pilotos têm condições de estudar o desempenho de seus equipamentos.

ThinkPads T60p também são usados na cabine de comando, que fica ao lado da pista, sendo que cada posto possui seu próprio sistema de refrigeração ativo.

Além das áreas de administração e negócios, os computadores Lenovo são usados pela engenharia em diversas áreas como prototipação, processamento de dados de testes (como o túnel de vento), CAD, inspeção dos componentes do carro e até no desenvolvimento de software e de aplicações próprias para controlar seus sistemas internos e análise de dados da telemetria.

Uma curiosidade que ouvimos no box, é que os primeiros ThinkPads não se comportaram bem ao lado dos motores quando acelerados. Assim a Williams trabalhou em conjunto com a Lenovo para o desenvolvimento de um portátil mais adaptado ao ambiente hostil do box. Entre as modificações citadas está o uso de discos rígidos de estado sólido (SSD).

Depois disso, eles funcionaram de maneira impecável.

Infelizmente, não tivemos a oportunidade de ver um desses notebooks modificados, de modo que não temos idéia de como eles são.

De qualquer modo, Matt Kohut no seu blog “Inside the Box“, fala sobre um protótipo de ThinkPad no melhor estilo “Duro na Queda” com cara de mau e disposição para bater de frente com os Thoughbooks da Panasonic.

(rev.ok)

22 outubro, 2007 - Posted by | Lenovo, Notícia, Tecnologia

3 Comentários »

  1. […] minutos com Patrick Head Como disse num post anterior, na última sexta feira (19/10) durante a visita aos boxes da equipe AT&T Williams tivemos a […]

    Pingback por Quinze minutos com Patrick Head « mnagano.com | 24 outubro, 2007 | Responder

  2. Nagano, só por curiosidade sobre a “Uma curiosidade que ouvimos no box, é que os primeiros ThinkPads não se comportaram bem ao lado dos motores quando acelerados.”
    A modificação muito simples, os HDs de 7200rpm tinham um comportamento estranho quando o carro chegava a 19000rpm, ea modificação foi trocar os discos para 5400rpm.
    logo nao há nada de anormal no TP.

    Abcs

    Comentário por Fernando | 24 outubro, 2007 | Responder

  3. Oi Fernando, tudo em riba?
    Essa foi a informação que o porta-voz da Williams me passou, incluindo o uso de SSD. Pelo visto, parece que ele se empolgou um pouco ao falar dos “ruggerized ThinkPads” e, obviamente, não sabia que você lia o meu blog, :^).

    Valeu pela informação.

    Comentário por mnagano | 24 outubro, 2007 | Responder


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