mnagano.com

bits, bytes e bravata!

Hardware ao alcance de (quase) todos

bug_geral_sm.jpgA idéia do hardware “open source” não é nova, mas, pela primeira vez, vemos uma solução que permite a qualquer engenheiro / inventor / nerd / geniozinho da classe com experiência em programação — mas nenhum conhecimento prático de eletrônica — possa desenvolver sofisticadas soluções de hardware e dispositivos Web sem ter que manchar a roupa com percloreto ou queimar seus dedos com o ferro de solda.

Essa é a proposta do Bug Labs com o BUG, uma coleção de módulos de hardware “open source” que se encaixam como um brinquedo Lego, dando origem a vários tipos de dispositivos funcionais, de acordo com a imaginação do usuário.

bug_base.jpgA base desse projeto é o BUGbase, um computador Linux baseado num processador RISC do tipo ARM, 128 MB de RAM, interfaces WiFi, Ethernet, USB, bateria recarregável, alto-falante interno, slot para cartão MMC e um pequeno LCD com botões de controles na sua lateral.

A grande sacada desse produto é sua capacidade de receber módulos de expansão como GPS, Webcam, tela LCD touchscreen e sensor de movimento (como no joystick do Wii) e até o início de 2008, existe a previsão de módulos como um mini teclado QWERTY, um LCD maior e um módulo de som de melhor qualidade.

O suporte de software é totalmente baseado em código aberto e foi feito para que cada módulo se integre dinamicamente ao sistema, assim que o BUGbase detecte a sua presença. Desse modo, cada módulo libera seu próprio pacote de aplicações OSGi que oferece seus recursos para outros componentes e vice-versa.

Para gerenciar esse ecossistema, existe no topo da camada de software, um ambiente em Java que permite a integração das aplicações ISGi e o desenvolvimento de aplicações por meio de um SDK chamado Dragonfly que, no fim das contas, dá vida ao produto e que podem ser compartilhados com outros usuários, através da sua comunidade on-line, o BUGnet.

Assim, é possível criar, por exemplo, uma câmera digital com GPS que envie suas imagens com sua localização geográfica para uma página da Web e assim por diante.

A previsão é que o produto chegue ao mercado no final desse ano. Mais informações aqui.

3 novembro, 2007 - Posted by | Gadgets, Hardware, Linux, Notícia

Nenhum comentário ainda.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: