mnagano.com

bits, bytes e bravata!

Sony lança notebook “Full HD 1080” made in Brazil

vaio_fz_intro.jpg

A Sony costuma dizer que eles preciam de numa novidade realmente grande para convocar uma coletiva de imprensa, e foi isso o que aconteceu hoje (28/11) com o anúncio da chegada do seu primeiro notebook VAIO produzido no Brasil em parceria com a Foxconn (que já monta os computadores da HP).

Trata-se da nova linha VAIO FZ, formada pelos modelos VGN-FZ250AN e VGN-FZ390AU ambos modelos topo de linha e voltados para um público mais refinado que aprecia elegância, tecnologia avançada e produtos da Apple.

Para quem não sabe, desde a sua criação os VAIO fazem parte de uma estratégia mais ampla de entretenimento digital, que envolve todo o ciclo de captura (câmeras Cyber-Shot e filmadoras HandyCam), processamento (computadores VAIO), armazenamento (gravadores de CD/DVD) e reprodução de mídias (equipamentos de som, vídeo e TVs Bravia).

Sob esse ponto de vista, os computadores VAIO sempre se comportaram mais como um eletrônico de consumo do que um equipamento de TI propriamente dito, isso ditou até hoje o seu visual, recursos e características fortemente voltadas para aplicações multimídia, e isso numa época em que nem se falava em media-center ou notebook de entretenimento.

Esse conceito agora evoluiu para o chamado mundo Full HD 1080, onde toda a mídia deve trabalhar na resolução de 1.080 linhas. E para isso, a linha VAIO recebeu novos recursos como conexão HDMI o que permite, por exemplo, ligá-lo diretamente numa TV Bravia Full HD.

vaio_fz_specs.JPGO primeiro modelo chegar no mercado — ou mais exatamente amanhã (29/11) — é o modelo VGN-FZ250AN (R$ 4.999) equipado com processador Intel Core 2 Duo T7250 de 2,0 GHz e FSB de 800 MHz, 2 GB de RAM, disco rígido de 120 GB, rede Wi-Fi 802.11/agn, Bluetooth, webcam de 1,3 MP, teclado ABNT 2 e gravador de DVD.

O modelo já vem equipado com Windows Vista Home Premium em português e um generoso pacote de softwares de vídeo (VAIO Zone, Sony Click To DVD, InterVideo WinDVD, Adobe Premiere Elements 3.0, Roxio Digital Media SE), de áudio (SonicStage Mastering Studio), de fotografia digital (Adobe Photoshop Elements 5.0), de produtividade (Microsoft Works 9.0) e de comunicação (VAIO Media).

Seu sistema de vídeo é tocado pela aceleradora gráfica GeForce 8400M GT que controla uma tela LCD XBRITE de 15,4″ wide com resolução nativa de 1.280 x 800 Pixels, ou seja, apesar do slogan “Full HD 1080” sugerir a captura, processamento e reprodução de vídeos sempre em alta definição (1080p), a tela do Vaio não é capaz de reproduzir realmente 1.080 linhas. Nosso palpite é que ela trabalhe no modo entrelaçado de 720 linhas, ou 1080i.

Curiosamente, a Sony conseguiu espremer sua tela de 15,4″ num espaço onde cabe normalmente um modelo de 14″. Assim, a Sony conseguiu chegar num desenho relativamente compacto para um modelo de tela tão grande, apesar de que — para os padrões atuais — seu peso anunciado de 2,7 kg não pode ser considerado leve .

Em fevereiro de 2008, deve chegar ao mercado o modelo VGN-FZ390AU (R$ 8.999) que parece ser uma versão mais incrementada do VGN-FZ250AN, com 250 GB de disco, tela LCD XBRITE de melhor qualidade (cores 90% mais puras) e gravador de discos Blu-ray, tudo isso por mais R$ 4.000 no preço final.

vaio_fz_telas.JPGNo evento foi mostrado os dois modelos lado a lado, apresentando a mesma imagem e o ajuste de brilho no máximo. O VGN-FZ250AN (a direita) apresentou uma ótima imagem, porém, a tela do VGN-FZ390AU (à esquerda) era realmente melhor.

Quando perguntamos sobre a disponibilidade de mídias Blu-ray no Brasil, representantes da empresa informaram que já foi aprovado a criação de uma nova divisão de mídias dentro da Sony, encarregada de trazer oficialmente os diversos tipos de mídia com sua marca, incluindo o Blu-Ray. O disco Blu-ray BNE25AH regravável de 25 GB já pode ser encontrada no site Sony Style por R$ 99.

Outra questão que levantamos, é se a Sony estaria interessada em produzir um notebook realmente de baixo custo para brigar no segmento de valor. A resposta da empresa é que apesar da possibilidade de seus preços poderem cair com o tempo, ela não irá se envolver intencionalmente numa guerra de preços com empresas (como a Positivo). Ao invés disso, ela prefere aproveitar as reduções de custos para incorporar mais tecnologia em seus produtos por um preço mais atraente.

vaio_fz_ishida.JPGIsso vai de encontro com a declaração de Bob Ishida, VP Senior da divisão de VAIO (foto) que disse que sua empresa irá continuar na linha Premium, mas agora irá ampliar para o “Mass Premium”.

Não se esqueçam pessoal, “It’s a Sony!” ;^)

Anúncios

28 novembro, 2007 - Posted by | Notícia, Sony

1 Comentário »

  1. kara e o seguinte em relaçao ao olhar digital desculpe estar escrevendo aki mais e pelo motivo de nao achar outro modo de me comunicar …..seria bom se voces falassem sobre programaçao ,delphi por exemplo ,C++ , acho que algo assim levantaria a curiosidade de muitos …atenciosamente :wagner

    Comentário por wagner | 18 maio, 2008 | Responder


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: