mnagano.com

bits, bytes e bravata!

Microsoft testará Windows no OLPC

xo_win_a.jpgDepois da Intel revelar na semana passada que o novo processador móvel Diamondville será usado para substituir o chip da AMD no XO, agora é a vez da Microsoft meter o bedelho na casa da sogra que está se tornando o OLPC, anunciando que irá instalar o Windows XP no note de 100 Dólares.

Segundo nota publicada no Redmondmag.com, o grande desafio do pessoal da Microsoft é de adaptar o seu sistema operacional num produto que foi originalmente concebido para rodar uma versão leve e enxuta do Linux e não um SO que Negroponte já descreveu como uma “senhora obesa e cheia de penduricalhos”.

Para contornar esse problema, a estratégia será de modificar o Windows XP para que ele possa inicializar num cartão de memória adicional que seria instalada no interior do XO.

Representantes da empresa informam que o XP para o XO não deve estar liberado para o público até o segundo semestre de 2008. Além do trabalho de software, as modificações de hardware sofreram atrasos devido a pouca disponibilidade de máquinas para o pessoal da engenharia.

Não é a primeira vez que ouvimos falar nessa história. Em maio deste ano, Mary Lou Jepsen, CTO da organização OLPC já dizia que seria tecnicamente possível rodar Windows no XO, adicionando menos de 20 dólares ao seu custo final.

A epopéia do OLPC está me lembrando o movimento Punk Rock ou o programa do Ratinho: começaram como movimentos contestatórios que estremeceram a sociedade, mas que a acabaram sendo absorvidos pelo sistema, virando mais um produto de prateleira.

Do jeito que as coisas vão indo, optar entre as soluções do OLPC ou da Intel vai ser apenas uma questão de preferência de cor ou de time do coração: enquanto os Palmeirenses irão torcer pelo XO, os torcedores do Paysandu de Belém do Pará (também conhecido como o Papão da Cuzuru) irão prestigiar o Classmate PC (do Papão de Santa Clara). ;^)

11 dezembro, 2007 - Posted by | Microsoft, Software

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário