mnagano.com

bits, bytes e bravata!

Doces Hi-Tech

fcom_fruits_a.jpgA empresa japonesa FCOM (Fresh Functional Food Composite) Co. criou uma interessante combinação de doce e alta-tecnologia: frutas como morango, cassis, kiwi e até milho verde impregnadas com chocolate. Sua aparência é de uma fruta seca, mas ao mordê-la o consumidor notará que suas fibras internas estão impregnadas com chocolate branco.

fcom_fruits_pack.jpgSegundo nota publicada no Japan Times, o produto recebeu o nome de Qua Fusion e o processo envolve a remoção de toda a água da fruta por meio de super-resfriamento, recompondo a sua forma preenchendo os espaços vazios (deixados pela água) com chocolate por meio de infusão.

Nascido de um processo criado para produzir esferas de rolamento para trem-bala, esse negócio começou com a idéia de produzir ootoro (a parte mais gorda, apreciada — e cara — do atum) a partir de carne de atum normal, impregnando-a com sua própria gordura.

Mas como manipular alimento crú mostrou ser bastante complicado, a empresa fez outras experiências — como maçãs impregnadas com vinho — mas a melhor solução encontrada foi trabalhar com itens “secos” como frutas desidratadas e chocolate, criando assim uma nova categoria de confeito.

No futuro a empresa espera aplicar essa técnica em outros produtos, como, por exemplo, impregnar grãos de arroz com outros nutrientes para alimentar pessoas idosas que não podem comer muito, permitindo assim uma dieta mais balanceada sem mudar seus hábitos.

Mais informações aqui.

4 janeiro, 2008 - Posted by | Fun Stuff, Tecnologia

Nenhum comentário ainda.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: