mnagano.com

bits, bytes e bravata!

Pocket review: Mega Drive Portátil

megadrive_intro.jpg

Com 20 anos de mercado, a Tectoy foi uma das pioneiras no Brasil a explorar o segmento dos chamados brinquedos eletrônicos de alta tecnologia. Apesar de ter lançado robôs educacionais, computadores infantis e até mesmo ursinhos de pelúcia falantes, a empresa ainda hoje é lembrada pelos seus consoles de jogos e títulos da Sega que a mesma trouxe para o Brasil.

Apesar da empresa ter se reinventado nesses últimos anos, ela sempre manteve viva a sua linha de videogames, com uma estratégia de correr por fora com produtos simples, porém criativos, em especial consoles com bibliotecas de jogos pré-carregados. Entre eles, talvez o mais interessante seja o Mega Drive Portátil, um pequeno game de bolso com características únicas que podem agradar à crianças e adultos.

Medindo aproximadamente 13,5 x 6,0 x 2,0 cm (LxAxP) e 195 gramas de peso, o Mega Drive Portátil é ligeriamente maior que um maço de cigarros e por causa das suas linhas curvas, ele proporciona uma pegada bastante confortável mesmo para crianças com mãos pequenas, cujos botões estão dispostos do mesmo modo que o controlador original. A única adição é o botão Menu, que ativa a lista de jogos a qualquer momento.

megadrive_dentro.JPGSeu acabamento externo é bom e seu padrão de construção bastante simples e sem peças móveis. Desse modo, acredito que o produto seja capaz de resistir a quedas ou até mesmo a um bolso cheio de moedas. Sua parte mais sensível é a área da tela, coberta por uma capa transparente propensa a riscos. Como segurança adicional, existe na sua lateral, um ponto de fixação para amarrar uma correia de pulso ou de pescoço (não inclusa no pacote).

megadrive_lcd.JPGComo todo portátil que se preze, ele possui um pequeno LCD em cores de 2,5″ capaz de reproduzir bem os jogos principalmente em ambientes fechados (ela não funciona tão bem sob o sol), apesar de alguns inconvenientes (mais sobre isso abaixo), mas isso era de se esperar, já que esses jogos foram feitos para serem vistos numa TV.

Entretanto, isso não chega a ser um problema sem solução, já que uma das grandes sacadas desse produto é o fato dele também poder ser ligado numa TV normal por meio de um cabo de vídeo + som que acompanha o produto.

O dispositivo é alimentado por três pilhas palito (tipo AAA) que são, por sinal, sua única fonte de energia, ou seja, nenhuma entrada para adaptador de rede elétrica, que poderia ser útil quando usado em casa e ligado no aparelho de TV.

Em ação:

Assim como todos os atuais consoles da empresa, o Mega Drive Portátil já vem com 20 títulos pré-instalados, todos em inglês e sem manual de instruções. São eles:

  1. Alex Kidd in the Enchanted Castle
  2. Alien Storm
  3. Altered Beast
  4. Arrow Flash
  5. Columns III
  6. Crack Down
  7. Decap Attack
  8. Dr. Robotnik’s Mean Bean Machine
  9. Ecco the Dolphin
  10. Ecco Jr.
  11. E-SWAT: Cyber Police City Under Siege
  12. Flicky
  13. Gain Ground
  14. Golden Axe
  15. Jewel Master
  16. Kid Chameleon
  17. Ristar
  18. Sonic and Knuckles
  19. Shadow Dancer – The Secret of Shinobi
  20. The Revenge of Shinobi

Trata-se de uma seleção de jogos de ação (Sonic, Ristar), aventura (Alex Kidd), estratégia (Columns III, Dr. Robotnik´s), tiro/shot the up (Arrow Flash), plataformas (Shadow Dancer) e algumas idéias originais (Ecco). Notei uma preferência pelos jogos de plataforma (onde o herói avança para a direita, se livrando dos inimigos com socos, tiros e outros objetos contundentes) e, curiosamente, não existe nenhum jogo de esportes (World Championship Soccer), luta (Virtua Fighter) ou mesmo de corrida (Super Monaco GP) – este último, por sinal. faz falta.

megadrive_read.JPGJogando com sua telinha LCD, a experiência de jogo no geral é boa, apesar de que alguns textos ficarem pouco legíveis em certos títulos (direita). Notamos também que apesar de alguns jogos como Dr. Robotnik’s oferecerem opção para dois jogadores, isso não funciona neste produto.

Ao ligar o Mega Drive Portátil à TV, a experiência de jogo é a mesma de qualquer videogame do mercado, apesar de que já ouvi opiniões de entusiastas que, seu desempenho está um pouco abaixo do original, além da experiência de som (mono) também não ser a mesma. O cabo de vídeo tem aproximadamente 2 metros, o que permite ficar relativamente distante do aparelho de TV, que precisa ter uma entrada de vídeo composto (RCA) – e, ainda bem, nada de modulador de RF para ligá-lo na antena.

Nossa avaliação:

No geral, minha impressão do Mega Drive Portátil é bastante positiva pelo seu ótimo padrão de construção, sua flexibilidade de uso dentro e fora de casa, sendo uma ótima companhia para jogadores casuais para qualquer hora. Ele só perdeu a oportunidade de ser perfeito pela sua seleção de jogos (que poderia cobrir mais estilos) e a dependência do uso de pilhas que, em algum momento, pode deixar o jogador na mão no momento mais crítico da partida.

Resumo: Mega Drive Portátil
O que é isso? — Videogame portátil com 20 jogos oficiais da Sega.
O que é legal? — Bem construído, também pode ser ligado na TV.
O que é imoral? — Funciona somente com 3 pilhas palito AAA.
O que mais? — Poderia ter uma seleção mais diversificada de títulos, faltou um jogo de corrida.
Avaliação: 4,5 — Talvez você sinta falta de algum recurso e tenha até algumas dificuldades com o produto mas, no geral, ele cumpre o que promete. (Entenda nossa metodologia aqui).
Preço sugerido: R$ 200.
Onde encontrar: www.tectoy.com.br

11 janeiro, 2008 - Posted by | Fun Stuff, Gadgets, Games, Review

2 Comentários »

  1. Não achei o brinquedinho em lugar nenhum, mas seria muito massa ter um desse pra jogar eventualmente … entrou pra minha lista de desejos.
    =]

    Muito bom o blog.

    Comentário por Guilherme | 14 janeiro, 2008 | Responder

  2. […] review: MobTV MT-100 Junto com o Megadrive Portátil (analisado aqui no início dessa semana), a Tec Toy também enviou para testes o MobTV MT-100, um receptor de TV […]

    Pingback por Pocket review: MobTV MT-100 « mnagano.com | 16 janeiro, 2008 | Responder


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: