mnagano.com

bits, bytes e bravata!

Pocket review: MobTV MT-100

mobitv_intro.jpg

Junto com o Megadrive Portátil (analisado aqui no início dessa semana), a Tec Toy também enviou para testes o MobTV MT-100, um receptor de TV com porta USB 2.0 que permite ver TV digital no PC no padrão 1-seg. Ele poderia ser facilmente confundido com um memory key se não fosse pela sua pequena antena telescópica de três segmentos que se estende até 12 cm de comprimento. Segundo o fabricante, os requisitos mínimos do sistema são um processador Pentium 4 de 1,0 GHz, 256 MB de RAM, porta USB 1.1 ou 2.0, 30 GB de espaço de disco e sistema operacional Windows XP com DirectX 8.1 instalado.

Para quem que ainda não foi apresentado, o padrão 1-seg (lê-se “one-seg”) é um sistema de transmissão de TV para sistemas móveis baseado no padrão japonês, que divide cada canal digital em 13 segmentos, sendo que 12 deles são usados pelo HDTV e o último dedicado para receptores móveis, dai o termo 1-seg(mento). O que é bom deixar claro é que, por causa disso, não se deve esperar muito em termos de qualidade de imagem e resolução, já que ele foi feito para funcionar em telas pequenas.

Se comparado com outras soluções de TV (analógica) para portáteis que já vimos no passado, o MobTV é bastante simples de instalar e usar. Basta inserir o CD de instalação que acompanha o produto no computador, instalar o programa MobTV Player e inserir o dispositivo numa porta USB livre. O reconhecimento é automático e o sistema está pronto para uso, apesar de a empresa aconselhar que o usuário baixe a última versão do software (no momento v1.39), o que pode ser feito pelo próprio programa.

mobtv_tela_padrao.jpgSua tela padrão (ao lado) apresenta uma interface bastante completa — já em português — com praticamente todos os comandos disponíveis com apenas um clique de mouse e, dependendo da preferência do usuário, a interface pode assumir formatos maiores e menores, com opções de tamanho de tela normal (x1), dobrado (x2) e tela cheia. O sistema oferece um sistema de varredura automática de canais, e as estações encontradas são listadas numa janela anexa.

Fora isso, o produto ainda oferece o recurso de gravar programas de TV, seja imediatamente ou por meio de uma programação específica (data hora de início/fim e regularidade) — como nos videocassetes. Por causa disso, também é possível fazer pausas ao vivo e o chamado time shift – os vídeos ficam armazenados uma pasta específica no diretório Meus Documentos.

Assim como nos celulares, a experiência de uso depende muito da qualidade de recepção do sinal de TV, de modo que o usuário pode encontrar problemas para ver programas em locais muito fechados (como o interior de um prédio, túnel ou estação de metrô) e, como era de se esperar, ou a imagem aparece boa ou nada aparece. A intensidade de sinal pode ser checada por meio de um pequeno indicador digital, como nos telefones móveis.

No geral, a experiência de uso do MobTV é muito parecida com ver vídeos no You Tube (sem o tempo de espera para baixar o arquivo). Com isso, quero dizer que a qualidade de imagem pode variar de acordo com as condições de recepção — já que sua antena mesmo estendida não faz milagres — e quanto maior o tamanho da tela, maior a possibilidade de pixelização das imagens, principalmente nas cenas de ação.

Assim, o MobTV deve ser visto como uma solução de TV móvel — que pode ser uma ótima companhia para ver seu programa preferido quando fora de casa ou no escritório — mas não deve ser considerado um substituto para os conversores de TV para uso doméstico, ou seja, nada de espetar o MobTV no seu PC e ligar a saída de vídeo numa TV de plasma.

A idéia desse produto é permitir que o usuário assista TV digital no seu computador. HDTV já é outra história…

Resumo: MobTV MT-100
O que é isso? — Receptor de TV digital 1-seg para portáteis.
O que é legal? — Simples e fácil de ser usado, grava programas no PC.
O que é imoral? — A qualidade de recepção depende muito do local, não espere muito da antena integrada.
O que mais? — Não confunda esse produto 1-seg com os conversores de mesa para TV. Ele não gera imagem em alta definição.
Avaliação: 5,0
— Talvez você sinta falta de algum recurso e tenha até algumas dificuldades com o produto mas, no geral, ele cumpre o que promete. (Entenda nossa metodologia aqui).
Preço sugerido: R$ 369.
Onde encontrar: www.tectoy.com.br

16 janeiro, 2008 - Posted by | Gadgets, Review, TV digital

1 Comentário »

  1. Meu nome é José Márcio, moro em Formosa-Go e acompanho sempre que posso o programa Olhar Digital que passa aos domingos as 15,30h. Eu queria perguntar pra o Mário Nagano que participou dos testes de laboratório sobre os novos processares no dia 27/01/08 e queria saber se haveria possibilidade da substituição do processador que eu tenho no meu pc que é um DUAL CORE-925 3.0 ghz 4M 800, por um Penryn 45 namômentro de 04 núcleos, ultilizando a mesma placa, e qual seria custo finaceiro e beneficio?

    Comentário por José Márcio | 27 janeiro, 2008 | Responder


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: