mnagano.com

bits, bytes e bravata!

Pocket Review: Replicador de Portas USB da Lenovo

replicador_intro.jpg

Para aqueles que utilizam seus notebooks tão intensivamente quanto um desktop — ao ponto de ligar teclado, mouse, monitor e outros penduricalhos — podem até se incomodar com tantas conexões ou até mesmo a falta destes, já que alguns portáteis mal vem com duas portas USB e serial / paralela , nem pensar…

Uma das soluções para esse dilema são as chamadas docking stations — bases de acoplamento que se integram ao notebook por meio de interfaces especiais e que oferecem a maioria das conexões presentes num desktop, permitindo assim que os vários periféricos estejam sempre conectados e prontos para uso. Isto é, se o seu notebook oferecer tal recurso.

Caso negativo, uma possível solução pode ser Replicador de Portas USB (P/N 40Y8132) da Lenovo. Um curioso acessório equipado com portas de som, rede Fast Ethernet, SVGA e quatro USBs.

replicador_back.jpgProjetado originalmente para seus notes da série 3000, a grande sacada desse produto é que toda comunicação entre o portátil e o replicador é feito via USB. Assim, ele acessório pode ser utilizado praticamente por qualquer portátil com uma porta USB 2.0 livre.

Sua interface de vídeo é capaz de reproduzir modos de tela de até 1.280 x 1.024 pixels em Hi-Color (cores de 16-bits) e pode trabalhar como um segundo monitor do sistema, ou seja, o monitor externo pode replicar a mesma tela do LCD, funcionar como uma extensão do desktop ou até como o monitor principal, desativando o LCD.

replicador_usbs.jpgDas quatro portas USB 2.0 disponíveis, duas delas são do tipo “powered” ou seja, eles fornecem o dobro de energia (1.000 mA) das portas USB padrão, permitindo a conexão de periféricos mais fominhas como gravadores de CD/DVD, HDs externos ou mesmo dispositivo que recarregam suas baterias via USB. Obviamente, todas são retro-compatíveis com o padrão USB 1.1. Completa o conjunto uma porta serial de 9 pinos (algo raro em portáteis), porta de rede Fast Ethernet (10/100 mbps), saída de som estéreo e entrada de microfone replicador_usbs.jpg.

Acompanha o produto, uma fonte de alimenatção de 5 Volts, cabo USB 2.0 e um CD com drivers e utilitários.

replicador_note.jpgSeu perfil na forma de cunha também têm um propósito, ou seja, serve para ser colocado embaixo do portátil, aumentando a inclinação do teclado, tornando o seu uso mais confortável.

Para colocá-lo em funcionamento, basta ligar o dispositivo numa porta USB livre do portátil e instalar os drivers contidos no CD de instalação. Feito isso, pudemos notar que novos dispositivos foram instalados no painel de controle do portátil, como uma nova porta de rede, adaptador de vídeo, porta serial, etc. Além disso, o CD instala dois utilitários: um que controla a saída de vídeo e outro que controla a interface de som.

Nos testes realizados, ligamos o replicador num teclado/mouse (via adaptador USB), um monitor LCD de 17″ (com resolução nativa de 1.280 x 1.024 pixels) um gravador de DVD e à nossa rede local.

Uma das grandes vantagens dessa solução é que o uso da interface USB 2.0 permite o seu uso em praticamente qualquer notebook do mercado. Entretanto, depender apenas de uma única via de comunicação para trafegar informações de tantos dispositivos como vídeo, áudio, dados, rede etc. pode criar um gargalo numa interface capaz de trafegar algo como 40~320 Mbps de dados. Isso pode causar alguns engasgos no sistema – o que pode ser notado principalmente no movimento do mouse ou na atualização do vídeo.

Segundo o fabricante, a interface de vídeo do replicador não funciona com jogos em DirectX nem no modo Aero Glass do Vista (funciona apenas no modo básico). Aliás, os drivers nem funcionam na versão de 64 bits do Vista.

Minha conclusão é que o replicador de portas da Lenovo é um acessório interessante, porém tem limites. E por causa disso, alguns de seus recursos deveriam ser usados com parcimônia, em especial a combinação de vídeo com outra tarefa que demande um tráfego intenso de dados. Se você já faz isso com seu portátil, o uso do desse acessório pode não apresentar incômodos. Caso contrário, recomendo um pouco de paciência, já que as vantagens oferecidas pelo produto pode compensar em muito um engasgo ou outro no mouse ou na tela.

Resumo: Replicador de Portas USB (P/N 40Y8132)
O que é isso? — Replicador de portas para portáteis com porta USB 2.0.
O que é legal? — Funciona praticamente em qualquer note. Interface de vídeo, serial, rede e som independente do PC..
O que é imoral? — Compatibilidade limitada no Windows Vista.
O que mais? — O uso de várias tarefas ao mesmo tempo pode sobrecarregar a conexão entre o PC e o replicador.
Avaliação:
4,5. Talvez você sinta falta de algum recurso e tenha até algumas dificuldades com o produto mas, no geral, ele cumpre o que promete. (Entenda nossa metodologia aqui).
Preço sugerido: R$ 318.
Onde encontrar: Lenovo Brasil / www.lenovo.com.br

Anúncios

29 fevereiro, 2008 - Posted by | Gadgets, Hardware, Review

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: