mnagano.com

bits, bytes e bravata!

Arthur C. Clarke (1917~2008)

accportrait.jpgUm dos grandes profetas da tecnologia moderna, Sir Arthur C. Clarke morreu na última terça (18/03) aos 90 anos de idade em Sri-Lanka. Autor de mais de 100 livros, ele ganhou fama mundial quando Stanley Kubrick usou seu pequeno conto “O Sentinela” como base para o filme “2001: Uma Odisséia no Espaço“. Depois disso, o mundo nunca mais foi o mesmo.

Confesso que nunca fui leitor assíduo de Clarke, mas uma faceta que sempre me fasacinou nele era sua visão racional (e até um pouco demasiada) do mundo e da tecnologia.

Eu me lembro de um documentário onde Clarke queria mostrar como Percival Lowell conseguiu de seu observatório na terra, mapear um complexo sistema de canais em Marte que, de um certo modo, nunca existiram.

Clarke montou uma experiência com um grupo de alunos de uma escola primária e pediu para cada um deles desenhar o que viam na foto de um planeta pregado no quadro negro, que era mais ou menos a mesma imagem (na mesma escala e condições precárias) que Lowell tinha de Marte do seu telescópio, ou seja, uma bolinha meio enevoada. O curioso é que alguns alunos chegaram a ver e até desenhar algumas linhas muito parecidas com as anotações de Lowell, ou seja, sua crença, apesar de incorreta, tinha algum fundamento. Digamos que ele só forçou um pouquinho a barra — e quem não faria depois de torrar uma fortuna para construir em 1894, um observatório no topo de uma montanha no Arizona só pra ver Marte? ;^)

Meu pensamento favorito de Clarke vem de uma declaração que ele fez ao documentário “Stanley Kubrick – Imagens de Uma Vida” onde ele disse que para cada ser humano vivo da terra existem pelo menos 30 fantasmas atrás dele, referindo-se a relação de pessoas vivas e que já viveram nesse planeta — uns 100 bilhões.

100 bilhões também é o número aproximado de estrelas na Via Láctea e como podem haver planetas orbitando cada um desses astros, não é interessante imaginar que existe um planeta inteiro para cada pessoa que já existiu nesse mundo?

Far out, man! ;^)

20 março, 2008 - Posted by | Notícia, Opinião, Papo cabeça

Nenhum comentário ainda.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: