mnagano.com

bits, bytes e bravata!

Toshiba lança SDK para SpursEngine

A Toshiba anunciou hoje (08/04) que está iniciando a distribuição das primeiras amostras do SpursEngine SE1000, um co-processsador e acelerador de mídia baseado no Cell BE — o processador de 9 núcleos do PS3 — já noticiado aqui.

A grande sacada da Toshiba é que o SpursEngine não possui um núcleo de processamento interno PPE (Power Processor Element) de modo que o controle de processamento é feito por uma CPU externa conectada via PCI-E e que pode ser até um x86 convencional como Core 2 Duo ou mesmo um Athlon 64/Phenon. Além disso, metade de seus SPEs (Synergistic Processing Elements) foram otimizados para codificar e decodificar informações de vídeo em MPEG-2 e H.264. Isso abre perspectivas interessantíssimas para a Toshiba, já que ela abre a tecnologia do Cell para o mundo dos PCs com uma expectativa de vendas acima de seis milhões de unidades nos próximos três anos.

Junto com esse lançamento, a empresa também mostrou um kit de desenvolvimento batizado de SpursEngine SE1000 Reference Kit BXK005000 (foto acima). nela podemos ver um SpursEgine montado numa placa PCI-E x1 que pode ser encaixado em qualquer PC. O processador funciona a 1,5 GHz e é capaz de calcular até 44 GFlops e tem um consumo médio de 10 a 20 Watts.  Acompanha o pacote algumas APIs básicas, um compilador, debugador e analisador de desempenho para SPEs e alguns programas de demonstração que mostram aos desenvolvedores podem criar suas aplicações baseadas no SpursEngine.

8 abril, 2008 - Posted by | Uncategorized

Nenhum comentário ainda.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: